quarta-feira, 22 de abril de 2015

Entenda os champagnes que poderá degustar na Expovinis


O Sindicato Geral de Vignerons da Champagne, na França, participa, via sua marca coletiva “Os Champagnes de Vignerons” da feira Expovinis no Espaço França Estandes H26, H28, G31 e G3. É a ocasião ideal para descobrir  toda a riqueza e a diversidade desses Champagnes e as especificidades dos champagnes produzidos por vinhateiros.
“O” Champagne é mundialmente conhecido, porém seria mais indicado falar dos Champagnes no plural! No Brasil, infelizmente, a maioria dos Champagnes conhecidos são as marcas das “Maisons” (“Casas”), que apesar de terem fama internacional, representam menos de 2% dos produtores de Champagne. Os outros 98% são chamados de “Vignerons” (vinhateiros), ou seja, são aqueles que além de elaborar o Champagne, cultivam as próprias uvas, controlando assim o processo por inteiro. Falamos de “Champagne produzido no vinhedo”. “Os Vignerons criam uma infinidade de Champagnes, que revelam expressões de cada terroir e de cada “savoir-faire” do vinhateiro, legado pelas gerações passadas!”
Os Champagnes de Vignerons:
Com intuito de desenvolver a notoriedade dos Champagnes produzido nos vinhedos, o Sindicato Geral dos Vignerons do Champagne criou em 2001 a marca coletiva “os Champagnes de Vignerons” que agrupa todos os viticultores e cooperativas de viticultores que comercializam o próprio Champagne. Verdadeiro emblema para o vinhedo, esta assinatura garante que cada Champagne seja proveniente de vinhas cultivadas pelo viticultor, que também vinifica o Champagne na própria propriedade ou na cooperativa.
Como reconhecer a marca “Champagne de Vignerons”?
Apenas precisa olhar se o selo “os Champagnes de Vignerons” estiver presente na garrafa. Esse selo é o símbolo de reconhecimento coletivo dos Vignerons do Champagne. De cor preta e dourada, ou amarelo e azul, simboliza as diferentes etapas de elaboração de um Champagne: a colheita, o trabalho na adega e a degustação. Pode ser colocado no contrarrótulo, no colarinho da garrafa ou na rolha.
Se o logo não for presente, pode ser também colocado as seguintes menções:
•             RM : Récoltant Manipulant: O viticultor produz a uva, vinifica no próprio Domaine e comercializa.
•             RC : Récoltant Coopérateur: Produz a uva, vinifica completo ou por parte na sua cooperativa e comercializa.
•             CM : Coopérative de Manipulation: Vinifica uva produzida pelos cooperados e comercializa.
•             SR : Société de Récoltants: Vinifica uva produzida pelos membros de uma mesma família e comercializa.

Força e dinamismo do Vignerons:
•             5000 Vignerons e empresas de Vignerons comercializam Champagne
Os Vignerons são responsáveis por:
•             90% da área cultivada da Champagne
•             34% das vendas totais de Champagne
•             100 milhões de garrafas.
No Brasil, há apenas 20 dos 5 mil vinhteiros. Em 2014, o Brasil importou 1.075.187 garrafas (+10,2% de importação em relação à 2013) por um valor de 19.342.658 euros. O Brasil é o 24º país comprador de Champagne. Ele importa 0,7% dos Champagne exportados.
Quem vende no Brasil? São 50 empresas fornecedoras:
•             29 Maisons (92,6% das importações)
•             Apenas 20 dos 16.000 “Vignerons” (7,3% das importações)
O que?
•             83% dos Champagne vendido no Brasil são Brut
•             10,4% são Rosés
•             3,2% são de Millésime
O que você poderá degustar na Expovinis:
As regiões vinícolas:
Os “Champagnes de Vignerons” são Champagnes de exceção, nascidos do encontro de um magnífico terroir e de mulheres e homens apaixonados. Um clima rigoroso, temperado pela influência oceânica, um subsolo geralmente calcário que favorece a insolação... eis um terroir de exceção. Um terroir cheio de diversidade, composto por 280.000 parcelas espalhadas pelos 35.000 hectares de a Denominação de Origem Controlada.
4 regiões compõem a área de denominação “Champagne”. Cada uma dá às videiras um caráter peculiar que participa à personalidade dos Champagnes de Vignerons:
•             MONTAGNE DE REIMS: Grande planalto com pouco relevo que domina as planícies de calcário. É localizado no Noroeste de Reims, até Epernay e produz Champagnes intensos, bem estruturados e nobres.
- Solo: Calcário profundo, exposição ao Sul; Casta: Predominância do Pinot Noir.

•             VALLÉE DE LA MARNE: vai do Leste de Epernay até o Oeste de Château-Thierry e promeve vinhos aromáticos, frutados e macios.
- Solo: Calcário com argila e areia; Casta: Predominância do Pinot Meunier.

•             COTE DES BLANCS: engloba o Sul de Epernay, de Sézanneaté Vitry le François. As uvas brancas desta região originam Champagnes vivos, com aromas leves e delicados.
- Solo: Calcário rasteiro; Casta: Predominância do Chardonnay.

•             CÔTE DES BAR: com vinhos de caráter (com personalidade marcante), estruturados e com aromas complexos, a região vai de Troyes, Montgueux,Bar-Sur-Seine até Bar-Sur-Aube.
- Solo: Calcário com argila; Casta: Predominância do Pinot Noir.

Lá na feira, no pavilhão Azul do Center Norte, procure o Pavilhão França (Stand H017). Horário: Das 13 às 20 hs, até 21 hs no dia 23/04.

Nenhum comentário: