quarta-feira, 22 de abril de 2015

Confraria do Espumante chega ao décimo encontro

                            Adolfo Lona, enólogo
                            Reunião da Confaria do Espumante
                            Fotos Patricia Meneguzzi

A Adolfo Lona Vinhos e Espumantes sediou a décima edição da Confraria do espumante ontem à noite, dia 16. O evento visa reunir apreciadores e convidados, que discorrem sobre a história e demais aspectos relevantes da bebida.
O enólogo argentino radicado no Brasil iniciou sua apresentação falando sobre a história do espumante desde a França, na região de Champagne, até os dias atuais. Lona abordou o inicio da elaboração da nobre bebida, as guerras e dificuldades que atingiram os países europeus que estavam em plena ascensão, e ressaltou as personagens importantes na história da bebida: Madame Pompadour e Veuve Clicquot.
Após, destacou sua trajetória, desde a saída de Mendoza, com 24 anos, até a chegada em Garibaldi, onde seu trabalho foi importante no reconhecimento de Garibaldi como a Capital do Espumante. Além da criação da Fenachamp, festa que até hoje celebra a qualidade dos espumantes locais, o enólogo foi responsável pela criação da Confraria De Lantier, possibilitando que grupos e pessoas de todo o país conhecessem a história e o processo de elaboração dos produtos.
Cerca de 30 pessoas puderam degustar os produtos da vinícola. Adolfo Lona produz espumantes pelo método tradicional (champenoise), mais maduros e complexos como o Nature e Brut, e pelo método charmat, espumantes mais frescos e ligeiros como o Brut Branco, Brut Rosé e Demi aromático. A Confraria do Espumante foi idealizada ainda em 2013 pela Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. Todas as vinícolas locais serão contempladas com a iniciativa, que é aberta para homens e mulheres com mais de 18 anos.


Nenhum comentário: