quarta-feira, 22 de abril de 2015

Guatambu lançourês rótulos na ExpoVinis 2015




Pinot Noir Guatambu

Vinho Épico, Rastros do Pampa Pinot Noir 2014 e Luar do Pampa Gewüstraminer 2015 estão  disponíveis para apreciação do público em São Paulo. Após ser reconhecida entre as vinícolas destaque em 2014, com seu Rastros do Pampa Tannat escolhido como o melhor tinto nacional no Top Ten do evento, a Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito, RS, lançou, durante a ExpoVinis 2015,  três rótulos: os lançamentos Épico e Rastros do Pampa Pinot Noir 2014 e o primeiro vinho da safra 2015, Luar do Pampa Gewüstraminer. 
Expoente de mais alta gama da vinícola, o Épico foi elaborado com pequenas reservas de vinhos de quatro diferentes safras (2011, 2012, 2013, e 2014) das melhores parcelas dos vinhedos de Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat e Tempranillo, sendo que todos passaram por carvalho francês e americano. 
Segundo a enóloga da vinícola, Gabriela Hermann Pötter, o vinho Épico “é um produto único, ideal para ser consumido em ocasiões especiais”. A bebida de cor rubi intenso e grande profundidade aromática de frutos maduros, ameixas e amoras, com notas de chocolate, côco e delicadas notas de carvalho. Em boca, apresenta enorme untuosidade com taninos firmes e harmônicos, no qual notas de frutas passas completam um final longo e persistente, sobressaindo-se frutos secos, avelãs e nozes.  
O nome “Épico” representa a trajetória do projeto da vinícola, iniciado há 12 anos, além do grande período de produção desse rótulo, desenvolvido ao longo de cinco anos e coroando um novo estágio na produção da Guatambu. A arte do rótulo foi inspirada na escultura produzida especialmente para a vinícola pelo artista Paulo Eduardo Dias Lopes, simbolizando um gaúcho a cavalo comemorando uma vitória. O rótulo estará à venda no site da vinícola e em seus pontos de venda – lojas especializadas e restaurantes - a partir de maio.  
Os visitantes poderão conhecer também o primeiro varietal Pinot Noir da vinícola, safra 2014, dentro da linha Rastros do Pampa, da qual também faz parte o Rastros do Pampa Tannat, ganhador na categoria Melhor Tinto Nacional do Top Ten da ExpoVinis 2014.
O primeiro rótulo da safra 2015 também está presente, o Luar do Pampa Gewürztraminer.  Conforme a enóloga Gabriela Hermann Pötter, é um vinho excelente, graças ao clima muito propício às uvas brancas este ano na região. 
A Guatambu terá estande no evento com seus produtos disponíveis para degustação e para os interessados conversarem com os proprietários no espaço Vinhos do Brasil. Com o status de maior evento de vinho da América Latina, a 19ª edição do ExpoVinis Brasil traz, mais uma vez, os principais produtores de diferentes continentes, apresentando novas safras, rótulos e os mais esperados lançamentos do mercado.
A Guatambu é uma vinícola boutique que trabalha com administração familiar, em pequena escala, somente com uvas próprias, lotes limitados e garrafas numeradas, em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha, desde 2003. Situada no coração do pampa gaúcho, na fronteira com o Uruguai, o cultivo da videira é marcado por um terroir com mais de 2.300 horas de luminosidade durante o período vegetativo da videira e escassez de chuvas no verão, garantindo a maturação fenólica das uvas e a opulência de seus vinhos.

A vinícola conta com um complexo enoturístico, que engloba área de produção, auditório, sala de degustação, salão com parrilla para eventos e loja, com referências arquitetônicas voltadas à cultura gaúcha e às estâncias do pampa, sendo considerada referência em estilo, beleza e modernidade. 

Nenhum comentário: