quarta-feira, 1 de abril de 2015

Afavin elegeu diretoria para os próximos dois anos


    Ocorreram na  terça-feira, 24 de março, em Farroupilha, eleição e posse da diretoria da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) para o biênio 2015-2016. João Carlos Taffarel assume o cargo desempenhado por Ricardo José Chesini nos últimos dois anos. Taffarel foi o primeiro presidente da entidade, desempenhando a função por dois mandatos entre os anos de 2005 e 2008, seguido por Tiago Tonini, também em dois mandatos, no período de 2009 a 2012. Apesar do estatuto da entidade prever a reeleição do presidente e demais cargos por mais um mandato de dois anos, Chesini opta por deixar o posto em função de projetos pessoais. “Saio da presidência com a sensação de dever cumprido, tendo feito o que esteve ao meu alcance em prol da entidade em um período que foi de intenso trabalho e dedicação. Fico com um sentimento de felicidade por poder dedicar, agora, mais tempo a projetos pessoais e a minha empresa, ao mesmo tempo em que, como vice-presidente, mantenho-me atuante na associação, no assessoramento do Taffarel,  que retorna à presidência num período em que a Afavin deverá obter ainda mais visibilidade em função de projetos que foram semeados desde a primeira gestão dele e serão colhidos agora”, pontua. Como legados da gestão de Chesini, destacam-se o salto de crescimento e visibilidade que obteve o Festival do Moscatel, com a reformulação de formato do evento, e o encaminhamento do projeto de Indicação de Procedência (IP) dos Vinhos e Espumantes Moscatéis de Farroupilha ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
    Taffarel reassume o cargo máximo da entidade, na qual é considerado pelos associados como o seu idealizador, no ano em que ela completa dez anos de atuação (a Afavin foi fundada em 6 de maio de 2005). Será nesta nova gestão de Taffarel que deverá ser obtida a Indicação de Procedência do município, projeto desenvolvido numa parceria da Afavin com a Embrapa, liderado por ele, desde 2009. “Volto à presidência num momento em que há a determinação do grupo de mantermos a associação coesa, fortalecida, trabalhando-se a divulgação com eventos como a Seleção de Vinhos e o Festival do Moscatel, promovendo capacitação e treinamentos  para os associados e comprometidos numa gestão interna com o engajamento de todos os diretores e com divisão de tarefas para o melhor acompanhamento de cada trabalho. Será também um momento importante, histórico para a Afavin e Farroupilha, sendo que estamos na iminência de conquistar uma nova indicação de procedência para o Brasil”, salienta. A expectativa é que o deferimento da IP ocorra nesse ano de 2015.
    A diretoria da Afavin conta ainda com Paulo Tesser como 1º Secretário. Tesser será responsável, juntamente com o presidente, pela organização da Seleção de Vinhos. Daniel Cappelletti, no cargo de 2º Secretário, atuará com o vice-presidente na organização do Festival do Moscatel. Como 1º e 2º tesoureiros permanecem Rafael Marchetto e Tiago Tonini, respectivamente. Tonini também atuará na organização da Seleção de Vinhos. Com Taffarel na presidência, assume a coordenação do Conselho Técnico da entidade Leandro Bianchi Santini. “Seguiremos trabalhando na busca de qualificação cada vez maior dos nossos produtos, propósito que será acentuado, sobretudo, com o selo da IP”, destaca Santini.
    A eleição foi realizada no Restaurante e Café Santa Rita. 
Diretoria Afavin (2015/2016)
Presidente: João Carlos Taffarel (Cave Antiga Vitivinícola)
Vice-presidente: Ricardo José Chesini (Adega Chesini) 
1º Secretário: Paulo Tesser (Cooperativa Vinícola São João)
2º Secretário: Daniel Cappelletti (Vinícola Cappelletti)
1º Tesoureiro: Rafael Marchetto (Cooperativa Vinícola São João)
2º Tesoureiro: Tiago Tonini (Vinícola Tonini) 
Conselho Fiscal : Antonio Colombo (Vinícola Colombo),  Natalino Tonini (Vinícola Tonini) e  Magnos Basso (Basso Vinhos e Espumantes). Suplentes: Edson Cembrani (Vinhos Don Giusepp), Marco Cappelletti (Vinícola Cappelletti), Leandro Bianchi Santini (Vinícola Perini)
Presidente/Coordenador do Conselho Técnico e de Pesquisa: Leandro Bianchi Santini (Vinícola Perini)

Membros do Conselho Técnico: João Carlos Taffarel (Cave Antiga Vitivinícola), Ismar Pasini (Cooperativa São João); Magnos Basso (Basso Vinhos e Espumantes); Paulo Tesser (Cooperativa São João); Ricardo José Chesini (Adega Chesini); Tiago Tonini (Vinícola Tonini), Eduardo Rech (Adega Chesini).

Nenhum comentário: