domingo, 12 de abril de 2015

Bons vinhos na rede Cencosud


Os apreciadores de vinhos nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe tiveram ampliadas suas chances de saborear grandes vinhos, pois a rede de supermercados Cencosud investiu em produtos importados e lançou o espaço goumert Sabores do Mundo em suas lojas. A meta é que a participação da venda dos itens importados dobre até 2016
Vinhos chilenos e argentinos, azeites espanhóis e italianos e massas 100% italianas são alguns dos produtos importados pela Cencosud e que fazem parte da estratégia de crescimento no Brasil. O Grupo pretende atingir 2% do faturamento com a venda destes alimentos nos 196 supermercados das bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues até 2016.
Para criar diferenciação e fidelizar os clientes, a operação brasileira da companhia está lançando um espaço de degustação para que consumidores possam conhecer e experimentar o sabor da gastronomia mundial. O projeto denominado “Sabores do Mundo” foi lançado em 2013 na bandeira Perini, em Recife (PE), e em outubro de 2014 replicado para a loja GBarbosa, de Fortaleza (CE) e para as lojas Perini de Salvador. A aposta é despertar o paladar das pessoas com a oferta e a degustação de diversos tipos de vinhos, queijos, conservas, geleias, molhos, biscoitos, cervejas e chás importados.
A Cencosud possui um setor dedicado à importação, cujo objetivo é ampliar a oferta de produtos nas lojas. A equipe responsável pela descoberta de novos produtos viaja constantemente a outros países para trazer novidades ao Brasil e os resultados já se mostram positivos: entre janeiro e outubro de 2014, registrou-se um crescimento de 109,6% na venda de produtos importados em comparação ao mesmo período do ano passado. Hoje, a empresa oferece uma gama de 434 itens importados, presentes em todas as lojas distribuídas em oito estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe).
Para o gerente de importações da Cencosud Brasil, Taciano Araújo, esta expertise da Cencosud foi transferida para a operação local desde o início das atividades do departamento de importações no Brasil, em 2012, a fim de intensificar as remessas de produtos, com preços atrativos para o consumidor e competitivos no mercado varejista. “Ainda existe o mito de que produtos importados são mais caros em relação aos nacionais e muitos consumidores deixam de adquirir estes itens”, relata Araújo.
O executivo explica que acreditar nisto é um engano. “Como a importação é feita em grande escala e muitas vezes comprando diretamente dos fabricantes – eliminando intermediários - oferecemos produtos até 20% mais baratos e com qualidade superior. Desta forma, reduzimos o frete, encurtamos a cadeia logística e proporcionamos preços com uma ótima relação entre custo e benefício. Os itens importados concorrem com produtos nacionais em preço e com qualidade superior", garante Araújo.
Nos supermercados da Cencosud, os vinhos são os campeões de venda e atingem 33% do faturamento de importação. A cartela se destaca pelos chilenos que representam 30% das vendas, seguido dos argentinos (15%) e portugueses (10%), com preços que variam de 15 a 180 reais. Já os azeites, originários da Itália, Espanha, Portugal, Grécia e Turquia ocupam 26% do faturamento da importação, seguido pelas massas (16,6%). 
Para 2015, o objetivo da companhia é expandir a importação de produtos para 25 países, a fim de oferecer ao consumidor final uma diversidade ainda maior de itens exclusivos, potencializando a compra de alimentos e bebidas de marcas que atualmente não são ofertadas no Brasil. “Sempre levamos em consideração as características regionais dos consumidores de cada bandeira para oferecer preços atrativos, qualidade e sortimento de produtos”, finaliza o executivo.
Líder em vendas na América Latina e quarto maior varejista do Brasil, o Grupo Cencosud tem como foco fornecer aos clientes os melhores preços e produtos. Para atingir esta meta, opera no país com 370 estabelecimentos e 34 mil colaboradores, estando presente em oitos estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe) por meio das bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues. Possui ainda um escritório administrativo na cidade de São Paulo. No país desde 2007, o Grupo Cencosud atua com vários modelos de varejo: super e hipermercados, farmácias e lojas de eletroeletrônicos. Fundado em 1963, possui ações nas bolsas de Santiago e Nova York, além de atuar em cinco países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru – e manter escritório comercial na China. A companhia emprega diretamente 155 mil colaboradores em mais de 900 estabelecimentos comerciais.
Os gaúchos anseiam para que a rede Cencosud chegue também no Rio Grande do Sul. Embora tenhamos boas lojas de vinhos e alguns supermercado sejam bem abastecidos, a proposta dos chilenos sobre vinhos é muito interessante.



















Nenhum comentário: