domingo, 12 de abril de 2015

Gamay, o primeiro vinho da safra 2015




Jornalista Néliane Simioni, da CH2a, escreve para informar que o primeiro vinho da safra 2015, da Miolo, foi lançado! É o Miolo Gamay 2015, que, seguindo o conceito da linha, chega com um rótulo muito especial: uma obra do Van Gogh.
Lançados pela Miolo Wine Group desde 2001, os rótulos dos vinhos Miolo Gamay são  sempre uma atração à parte: característica da linha, os produtos trazem obras de arte - até então de artistas brasileiros - que retratam a alegria, a festividade e a brasilidade. Foi assim com o ‘Abaporu’ de Tarsila do Amaral, quadro considerado símbolo do Movimento Modernista Brasileiro que estampou o rótulo do Miolo Gamay 2014, e com todas as edições deste tinto, que já trouxe obras de artistas como Romero Britto e Ana Maldonado.
Este ano a nova safra do Gamay chega com ainda mais requinte: após o sucesso do vinho desenvolvido pela Miolo para a KLM Royal Dutch Airlines, um Tempranillo personalizado com a obra Still Life: Vase with Irises Against a Yellow Background, do consagrado Vincent Van Gogh, o Grupo Miolo conquistou a concessão para estampar a mesma pintura no Miolo Gamay 2015. O vinho segue o conceito francês ‘beaujolais nouveau’, que marca na França e em mais de 200 países a chegada da nova safra.
“A Miolo tradicionalmente investe na criatividade dos rótulos que vestem a garrafa do Gamay e desta vez não foi diferente. Teremos um vinho com a obra do pintor holandês considerado o maior representante do Impressionismo”, comemora Adriano Miolo, superintendente do grupo.
O lançamento é, ainda, uma homenagem a Vincent Van Gogh, já que 2015 marca o aniversário de 125 anos de sua morte. “O objetivo é mostrar o trabalho de Van Gogh e como ele ainda inspira artistas, escritores, roteiristas, amantes de arte e enólogos de todo o mundo”, comenta Adriano. A Zorzo Design Estratégico é a responsável pelo desenvolvimento do rótulo e contrarrótulo do produto.
O Miolo Gamay é elaborado na região da Campanha (RS), no projeto Seival Estate, pelo processo tradicional de maceração carbônica. As uvas são fermentadas inteiras (nos próprios cachos) dentro dos tanques. “O resultado da safra aliado aos investimentos em tecnologia e ao manejo realizado têm proporcionado a cada ano um aumento da qualidade desse varietal, que tem como marcas a leveza e a jovialidade”, conta Adriano.
É um tinto alegre, que deve ser degustado gelado. O Miolo Gamay tem estrutura leve, com características para ser consumido jovem, no mesmo ano da elaboração. A temperatura ideal para ser servido é de 10ºC a 12ºC. O vinho chega ao mercado em abril e será vendido em lojas, restaurantes e supermercados, além do site da Miolo (www.miolo.com.br). Preço médio: R$ 30,00.

Um dos maiores e mais reconhecidos grupos do Brasil, o Miolo Wine Group elabora 12 milhões de litros de vinhos finos por ano e é a empresa que mais exporta vinhos no País, para mais de 30 países. A vinícola iniciou seus trabalhos em 1897, quando o italiano Giuseppe Miolo chegou ao Brasil. Hoje, possui projetos em diferentes regiões: Vale dos Vinhedos (RS), Campanha (RS), Campos de Cima da Serra (RS) e Vale do São Francisco (BA). Entre os sócios estão a família Miolo, família Benedetti/Tecchio, o narrador Galvão Bueno e o empresário Raul Anselmo Randon.

Nenhum comentário: