quarta-feira, 1 de abril de 2015

Lota 2009 fatura o prêmio de melhor tinto do Guia Descorchados 2015


O bom Lota 2009
D/JN

Produzido pelo Cousiño Macul, vinho chileno obteve 97pts na avaliação da publicação. O “Guia Descorchados 2015”, uma publicação que é referência no mundo dos vinhos e acaba de ser lançada no Brasil, concedeu ao Lotta 2009, da vinícola chilena Cousiño Macul, o prêmio de melhor vinho tinto da América do Sul.
Possuidor de um intenso vermelho escarlate, limpo e sem sedimentos, o vinho apresenta aromas puros e delicados de cassis, framboesas silvestres e amoras maduras, que se misturam com a elegância do carvalho francês e com leves notas de canela, caramelo e cedro. 
De bom corpo e elegante taninos, mostra uma grande estrutura, harmoniosamente equilibrada por uma notável acidez. O ataque é marcante, seguido por taninos aveludados que enchem o centro da boca.  É um vinho de excelente qualidade, com um final grandioso, que permanece na boca com uma leve nota terrosa e tabaco, lembrando um suave charuto cubano.
Além da Cousiño Macul, a 17ª edição do Guia Descorchados traz ao nosso País notas de degustações, harmonizações, apresentação de vinícolas e regiões produtoras do Chile, da Argentina, do Uruguai e do Brasil. Em 2015, a publicação da Inner Editora e Eventos  traz ainda uma novidade: a presença de espumantes brasileiros. Com periodicidade anual, o guia é hoje um instrumento essencial de informação sobre vinhos para consumidores, lojistas e importadores.
Lota 2009
Composição Varietal: 70% Cabernet Sauvignon - - 30 % Merlot
Denominação: 100% Vale do Maipo
Álcool: 13,7% v/v.
Acidez total: 5.47 g/l
pH: 3,46

A Cousiño Macul (www.cousinomacul.com) é uma das mais renomadas vinícolas da atualidade, conhecida por produzir vinhos de classe mundial, autenticamente chilenos, com verdadeiro caráter varietal, destacando o sabor inigualável do Vale do Maipo. Criada em 1856, é a única datada do século XIX que continua nas mãos da mesma família fundadora, hoje em sua sexta geração. Descendentes diretos de seu fundador Matías Cousiño, preservam a tradição e a qualidade ao extremo, mantendo sua marca na história e colocando-a em posição de empresa familiar líder no mercado.

Nenhum comentário: