sexta-feira, 17 de abril de 2015

Há 100 anos, carne ovina para a Europa


The Singular Patagonia comemora o centenário do Frigorífico Bories. Fundado em 1915, o Frigorífico Bories foi uma grande indústria que processava e exportava carne de ovelha da Patagônia chilena e argentina para a Europa. O complexo de 100 hectares nos arredores de Puerto Natales, Chile,  foi construído pela Sociedad Explotadora de Tierra del Fuego e contemplava uma enorme casa inspirada na época pós-vitoriana, projetada com maestria arquitetônica e tecnológica. Um dos melhores do Chile e América do Sul, o frigorífico operava em grande escala e funcionou intensamente durante sete décadas, gerando trabalho para locais e contribuindo para a criação da cidade de Puerto Natales.  
Em 1970, a indústria deixou de funcionar, mas sua história se mantém viva hoje com o The Singular Patagonia, hotel que ocupa as mesmas instalações do antigo frigorífico e foi inaugurado pela quarta geração da família dos fundadores de Puerto Bories. Toda a arquitetura e o cais de madeira sobre o fiorde de Última Esperanza foram restaurados. Os 57 quartos foram decorados com mobília artesanal feita sob medida e há ainda, dentro do hotel, um museu com a maquinaria do século XX em perfeito estado.

Para celebrar o centenário do complexo, o The Singular Patagonia lançou o Programa Centenário Frigorífico Bories, com preços acessíveis para ajudar a difundir essa história: diárias a partir de USD 300 para o quarto duplo, com reservas até 4 de maio, e entre 17 de setembro e 30 de outubro.

Nenhum comentário: