sexta-feira, 17 de abril de 2015

Bons pratos com um belo vinho



A Transportes Aéreos Portugal (TAP), que parte para a Europa de 12 cidades brasileiras -  Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo -, sempre passando por Lisboa, , com mais de 80 frequências semanais entre o Brasil, Europa e África, manda dizer que esta é uma época especial para freqüentar os bares e restaurantes de Lisboa, onde se encontra uma excelente dieta mediterrânica tradicional e contemporânea. Concordo plenamente, pois quando lá morei, em companhia do saudoso Clóvis Ott e da Sônia Renner, conhecemos quase todos os restaurantes e tascas de Libsoa, comendo muito pescado, tripas e bebendo vinho verde. As sardinha assada, comíamos, naquela época, na Mouraria. Depois, voltei mais algumas vezes a Portugal, inclusive em melhores condiçoes financeiras do que naqueles anos de penúria, e conhece belos e grandes restaurantes lisboetas.
Pode-se começar pela cozinha de fusão dos restaurantes da moda no Bairro Alto e zona ribeirinha. Em seguida, exploram-se as casas de fado de Alfama ou tascas na Graça onde nos deliciamos com pratos tradicionais como o cozido à portuguesa ou sardinhas assadas, além de delícias do mar, os camarões e outros crustáceos que fazem jus à relação da cidade com o mar. 
Tudo regado com vinhos generosos. Como conheço alguma coisa de Lisboa e dos vinhos portugueses, sugiro que você acompanhe o prato que pedir com um Pedra Cancela Dão Eco-Friendly 2009, com 80% de Tourgia Nacional, 10% de Tinta Roriz e 10% de Alfrocheira, que passou 16 meses em barricas de carvalho francês e americano, na região do Dão, terra da Touriga Nacional, cor rubi escuro, brilhante, e no nariz frutas vermelhas maduras, tabaco e alguma especiaria.  E não dá para esquecer o pastel de nata na sobremesa. Vale a pena ir a Belém comer os pastéis.

A gastronomia portuguesa tem muito para mostrar ao mundo e os restaurantes e esplanadas de Lisboa com vista para a foz do Rio Tejo, como o restaurante Eleven, do chef  Joachim Koerper, no qual a presidente Dilma Rousseff jantoum em janeiro de 2014, e adorou.são um bom ponto de partida.

Nenhum comentário: