quarta-feira, 22 de abril de 2015

Pericó Vinhos na Expovinis 2015


A Pericó Vinhos está presente pela sétima vez na maior feira de vinhos da América do Sul, o 19º Salão Internacional do Vinho, ExpoVinis 2015, que começou, hoje, dia 22 de abril, em São Paulo/SP. Apresenta vinhos e espumantes das safras 2009 a 2014, isto é, da 3ª a 8ª safra, do Pericó Valley, a 1300 m.s.n.m, localizado na Altitude Brasileira em SC. Foram bons anos, com dias de sol, noites frias e leves chuvas, condições climáticas favoráveis para o crescimento e maturação das uvas viníferas.
A linha de espumantes e vinhos da Pericó tem um grande diferencial, pois são produzidos com uvas de castas francesas, principalmente cabernet sauvignon e merlot. Todavia o pinot noir da altitude é também muito especial, assim como chardonnay e sauvignon blanc, que possuem sabores inigualáveis.
A história da Pericó inicia em 27 de setembro de 2002, quando planejou e preparou por dois anos o terroir, com viradas do solo e adubos por quatro vezes, para no final de 2004 plantar suas castas francesas. O padrão de mudas, o terroir e as podas técnicas nas espaldeiras, somados ao sol e ao frio noturno – condições climáticas formidáveis – foram fatores fundamentais para a Pericó Vinhos receber 23 prêmios até a 8ª safra (2014).
A equipe técnica da Pericó dedica-se ao cultivo e maturação das uvas, sempre pensando em qualidade. Técnicas dos assessores e consultores (Alemanha, Itália, Brasil) foram aplicadas e integradas ao vinhedo desde o início do projeto, resultando na rápida evolução da Pericó Vinhos.
Na Expovinis 2015, será apresentada a nova safra dos vinhos finos e espumantes da Pericó.

Em 2014, a 8ª safra, foi excepcional. Com níveis mínimos de chuva e muito sol, acompanhadas de noites frias, a maturação foi plena (testada nas espaldeiras e em laboratório). Terminada a colheita para espumantes, as uvas foram reservadas para congelar (mínimo - 6ºC) no inverno da Altitude e repetir o feito de 2009 e 2010 com a produção do Icewine, o primeiro do Brasil. Nos anos de 2011 a 2014, o frio foi tardio e as uvas já tinham ressecado.  A Pericó tentará novamente em 2015.

Nenhum comentário: