sábado, 10 de setembro de 2011
Saiu o Guia de Vinhos do Brasil, da Silvia Mascella Rosa
Silvia Mascella Rosa e enófilo Eduardo Milan provando os vinhos
Guia de Vinhos do Brasil custa R$ 25,00
Fotos Vinho Verde Amarelo
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Eis a mensagem de Silvia:
“Caros leitores do blog Vinho Verde Amarelo, é com muito prazer que posso - finalmente - contar para vocês uma das coisas que estive fazendo nos últimos meses em prol dos vinhos brasileiros: o Guia ADEGA Vinhos do Brasil. A ideia estava na cabeça dos editores da Inner há mais de um ano, mas tivemos o prazer de poder fazer a edição brasileira do guia Descorchados, através da editora, e isso nos tomou bastante tempo.
Com o Descorchados entregue (para quem não sabe o guia é um sucesso editorial em muitos países, com várias centenas de vinhos chilenos e argentinos degustados, pontuados e comentados), pudemos começar a fazer o guia brasileiro.
Isso tudo aconteceu há vários meses e de lá para cá estivemos degustando, pesquisando e escrevendo essa primeira edição que mostra, mais do que tudo, a diversidade da produção nacional e o patamar de qualidade que muitos produtos já alcançaram.
Como colaboradora da revista ADEGA há quatro anos, dedicada na maior parte do tempo aos vinhos nacionais, ainda assim me surpreendi com vários produtos que eu não conhecia (entre novas e antigas vinícolas) e fiquei mais feliz ainda ao notar quão poucos vinhos ficaram de fora por problemas de qualidade.
Tenho certeza que uma degustação como essa não poderia ter sido feita há apenas 10 anos!
Os 275 vinhos degustados (isso mesmo pessoal!) foram provados às cegas por mim e pelo enófilo e colega editor de ADEGA Eduardo Milan, em várias etapas, todas com o apoio da equipe do restaurante Praça São Lourenço e do sommelier Nei.
Claro que alguns produtos ficaram de fora, pois não tínhamos como receber toda a produção nacional sem chamarmos a atenção para o projeto que, ao menos nesse primeiro momento, deveria ser secreto para garantir que não nos fossem enviadas garrafas 'especiais', só para serem degustadas para um guia.
Assim, os produtores nacionais (algumas vezes através de associações e entidades) foram convidados a enviar os produtos que quisessem, desde que ainda estivessem em comercialização no mercado e, preferencialmente com safra de 2008 em diante.
Confesso que nem eu mesma sei todas as amostras que chegaram, pois para garantir a integridade da degustação, eu não poderia saber o que já estava na redação e o que não estava.
O fato é que, 100 dias depois de nossa primeira degustação, o Guia ficou pronto!
Acredito que os enófilos vão encontrar muitas informações úteis e uma outra facilidade: a compra em bancas de jornal por um tempo determinado e também no site www.lojaadega.com.br O preço está por volta de R$ 25,00.
Bons (e brasileiríssimos) goles!”
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Um comentário:
Prezado Ucha,
muito obrigado pela divulgação do Guia ADEGA em seu blog, provavelmente entre os blogs de vinhos mais lidos do Brasil.
No entanto, preciso retificar uma informação: o Guia não é meu. É uma publicação da Inner Editora, que edita a revista ADEGA e o Almanaque do Vinho, publicações para as quais eu presto serviço.
O publisher da Inner você conhece, é o Christian Burgos, e o nosso editor é o jovem e competente Arnaldo Grizzo.
Agradeço sua atenção e deixo um abraço esperando vê-lo na ANV, dia 24.
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