quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Dal Pizzol instala Mapa Botânico da Videira

Com o objetivo de ampliar e consolidar a cultura do vinho como tema fundamental de seu Parque Temático, a Dal Pizzol Vinhos Finos está disponibilizando ao visitante mais uma novidade. Trata-se do Mapa Botânico da Videira que conta com informações sobre as variedades de uva cultivadas no “Vinhedo do Mundo” existente no local. Disposto em um painel, o mapa proporciona uma visão clara sobre a videira, espécie vegetal presente nos cinco continentes e que é cultivada desde o início da civilização.
O projeto, iniciado há três anos, pretende implantar uma coleção de variedades de uvas, mostrando os diferentes comportamentos vegetativos e características genéticas de cada varietal. O Mapa Botânico da Videira tem como principais objetivos: servir como elemento de estudos para professores, alunos, pesquisadores e interessados no tema nas mais diversas áreas de atuação, bem como, tornar-se mais um atrativo do Parque Temático Dal Pizzol.
Atualmente, o vinhedo conta com cerca de 200 variedades originárias de 22 países e cinco continentes que estão identificadas, listadas e localizadas no painel. O material vegetativo que deu origem ao vinhedo foi obtido através de viveiristas, viajantes, de bancos de germoplasma, de viticultores dos respectivos países e contou com o apoio especial da Embrapa Uva e Vinho, através do pesquisador Humberto de Almeida Camargo. O planejamento, a implantação e o manejo do vinhedo, é feito pelo Engenheiro Agrônomo da Dal Pizzol, Tiago Postal.
O Vinhedo, além de proporcionar o conhecimento de uma grande variedade de uvas cultivadas em todos os continentes, tem uma finalidade cultural, demonstrando a complexidade e a biodiversidade da planta. Trata-se de mostrar que a videira é uma planta universal, que está presente e adaptada em todos os continentes e conta com variedades muito diferentes de uma região para outra.
Além de demonstrar a universalidade, a biodiversidade, a complexidade e a adaptabilidade da videira, o vinhedo terá ainda um caráter social. A Dal Pizzol irá produzir um vinho com as uvas tintas e outro com as brancas, denominados, “Vinhos da Paz”, que serão comercializados através de leilão público. Os recursos gerados com a venda serão revertidos a entidades que promovam ações em prol da paz e da segurança.

Nenhum comentário: