domingo, 7 de junho de 2009

Os melhores do Vale dos Vinhedos

Emoção e orgulho foram a tônica na noite de 4 de junho, no Vale dos Vinhedos, quando a Aprovale anunciou os rótulos que ostentarão o título de melhores de sua categoria dentre as vinícolas do Vale dos Vinhedos. O Vinho Branco Chardonnay Reserva 2008, da Vinícola Miolo e o Espumante Brut Cordelier venceram em suas respectivas categorias. A premiação inédita ficou ainda mais emocionante quando foi anunciado um empate técnico entre os vinhos tintos VE Merlot 2005, do Hotel & Spa do Vinho (vinificado pela Miolo) e o Pizzato Merlot Reserva 2005. Pelas regras do Prêmio, caso uma vinícola recebesse premiação anterior, o troféu pertenceria ao próximo colocado, cabendo então o prêmio à Vinícola Pizzato Vinhas & Vinhos.
Em sua primeira edição, o Prêmio Vinhos do Vale dos Vinhedos reuniu 36 amostras - já dentro dos critérios da futura D.O. - provenientes de 17 vinícolas associadas, uma maciça adesão que empolgou os organizadores. A tarefa de escolher o melhor vinho branco chardonnay, o melhor tinto merlot e o melhor espumante brut coube a 16 degustadores, com a credibilidade de representantes da ABE, Embrapa, Ibravin e da própria Aprovale. As amostras foram degustadas às cegas em uma jornada de 4 horas, que avaliou e comentou cada vinho em separado. Rigor técnico e sigilo absoluto foram garantidos durante o processo conduzido pelo Secretário Executivo da Aprovale, Jaime Milan e pelo Maitre Sommelier Evandro Ribeiro. Entusiasmados com a qualidade e a diversidade do que lhes foi apresentado, os degustadores não pouparam elogios às amostras vencedoras e confessaram que a escolha foi difícil em função da alta qualidade das finalistas. Os vencedores só foram conhecidos à noite, em um elegante jantar servido no Restaurante Leopoldina do Hotel & Spa do Vinho
A original festa de premiação surpreendeu os convivas. Após o anúncio de cada vencedor, todos foram convidados a degustar os vinhos premiados harmonizados com pratos especialmente preparados pelo Chef Fábio Lima. Os vencedores foram agraciados com troféus criados pelo escultor Bez Batti, com caráter itinerante – a cada nova edição, serão repassados aos novos vencedores. Caso uma vinícola vença uma mesma categoria por três anos consecutivos, tornar-se-á proprietária definitiva do troféu.
Para o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Aldemir Dadalt, o Prêmio Vinhos do Vale dos Vinhedos demonstrou já em sua primeira edição, a legitimidade do evento e sua ampla aprovação por parte das vinícolas associadas à entidade. “O fato de vinícolas de diferentes portes e estilos serem premiadas atesta a alta qualidade da produção do Vale dos Vinhedos como um todo e projeta nossa IP e a futura D.O. em nível nacional”, declarou Dadalt.
No jantar de premiação, que reuniu cerca de 80 pessoas, participaram enólogos, diretores de vinícolas, lideranças setoriais e autoridades municipais. Durante a degustação, a Secretária de Turismo do Município, Ivane Fávero, manifestou seu apoio à Premiação que abriu oficialmente as comemorações do Dia Estadual do Vinho na região. Já o Prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli, destacou a importância do reconhecimento da qualidade dos vinhos elaborados no município. “Por onde ando, se não há vinhos de Bento para servir, peço apenas água mineral!”, afirmou o bairrista Lunelli.
Eu gostaria de ter acompanhado este concurso porque conheço bem os produtores dos vinhos que estiveram na disputa e gostaria de ver a ansiedade de cada um.

Nenhum comentário: