Um brinde com os espumantes moscatéis de Farroupilha selou o convênio de Cooperação Técnica entre a Associação Farroupilhense dos Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) e a Embrapa Uva e Vinho, que possibilitará a execução dos trabalhos de obtenção da indicação geográfica para o município. Trata-se do projeto “Desenvolvimento das Indicações Geográficas de Vinhos Farroupilha e Altos Montes no APL de Vitivinicultura", iniciado em abril, que teve sua assinatura oficializada na última quinta-feira, 28 de maio, na unidade da Embrapa, em Bento Gonçalves.
Para chegar ao reconhecimento da indicação geográfica junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o foco dos trabalhos em Farroupilha ficará por conta dos vinhos finos tranquilos, vinhos frisantes e espumantes moscatéis, considerando-se que o município é o maior produtor brasileiro dessas variedades. “As uvas moscatos do Brasil estão nesta terra e é isso que queremos valorizar com um conjunto de ações que levem à delimitação da região, caracterização de produtos, valorização, visibilidade, enfim, à consolidação desta indicação geográfica. Esperamos que essa nova região, somando-se às demais que já estão sendo trabalhadas, levem a vitivinicultura brasileira a novos patamares de qualidade”, mencionou o coordenador-geral do Projeto, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Jorge Tonietto.
A Afavin, fundada há quatro anos já pensando uma indicação geográfica para Farroupilha, comemora a sua participação no projeto. “A conquista da indicação geográfica passará por um caminho longo, mas que estava mais do que em tempo de ser iniciado. A inserção da Afavin neste projeto é prova de que temos potencial para obter a indicação e mostra que a associação mantém-se firme no propósito com o qual foi criada: promover a vitivinicultura Farroupilhense”, destaca Tiago Tonini, presidente da Afavin.
Também estiveram presentes à solenidade e brindaram a assinatura: Paulo Tesser, vice-presidente da Afavin; João Carlos Taffarel, coordenador do conselho técnico da associação; Eloi Pietrobelli, secretário da Afavin; Lucas Garrido, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Jorge Tonietto, coordenador do projeto, acompanhado da equipe de pesquisadores envolvida no trabalho; e a professora Ivanira Falcade, da UCS, representando as instituições parceiras - Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário