quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Sabores do Vale: um festival enogastronômico para emocionar o turista



DSCF2000.JPG

Come-se e bebe-se muito bem no Vale dos Vinhedos

Que o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, é o roteiro enoturístico mais famoso do Brasil isso todo mundo sabe. O que talvez não saibam é que hoje existe no local, além de 30 vinícolas abertas para visitação e degustação, uma ampla e diversificada estrutura enogastronômica com restaurantes exclusivos que oferecem propostas alinhadas à cultura do vinho. Um motivo a mais para visitar a única região com Denominação de Origem de vinhos do Brasil. Essa união do vinho com a gastronomia ganha força com o festival gastronômico “Sabores do Vale”, que estreia na primavera de 21 de setembro a 22 de dezembro numa promoção da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), e que será editado a cada nova estação do ano. 
A iniciativa faz parte dos planos da atual diretoria que busca incrementar a programação no Vale. Entusiasmado, o presidente da Aprovale, Juarez Valduga, espera que a novidade movimente ainda mais o roteiro que no ano passado atraiu 248 mil turistas. “Com este festival vamos colocar na taça e na mesa o sabor da nossa região, harmonizado com o bem receber. O Vale dos Vinhedos não oferece somente vinho, e com este projeto vamos mostrar tudo isso”, afirma. A intenção é envolver o maior número de restaurantes. Até o momento, seis casas já confirmaram participação: Restaurante Maria Valduga, Restaurante Dona Carolina, Trattoria & Armazém Mamma Gema, Sbornea’s Restaurante, Restaurante e Café Vallontano e Restaurante Valle Rustico. 
Para o diretor de Marketing da Aprovale, Altemir Pessali, o festival vai transformar o cardápio de cada restaurante num sabor único, exclusivo, com particularidades de sabores conforme o perfil de cada estabelecimento. “A gente tem um jeito de fisgar o turista: emocionar. Fizemos isso muito bem, pois ao redor de uma taça, de uma mesa, aproximamos pessoas, fizemos amizades”, destaca. 
Cada restaurante oferecerá um prato especial cujo tema será a Primavera no Vale dos Vinhedos. Ofertado no cardápio do restaurante, será acompanhado da descrição dos ingredientes utilizados, ressaltando os produtos da terra. Também será sugerida a harmonização com vinhos ou espumantes elaborados por vinícolas do Vale dos Vinhedos. Em cada restaurante, na estreia da programação, os visitantes serão recepcionados com uma taça de espumante rosé. 
A proposta, apresentada ontem à noite em reunião com associados, é que em cada estação do ano o festival se repita com pratos temáticos inspirados em cada período.

PROGRAMAÇÃO

Alguns pratos que serão ofertados em cardápio pelos restaurantes e sugestão de harmonização:
Restaurante Maria Valduga: Penne ao molho de legumes, harmonizado com Chardonnay Leopoldina da Casa Valduga.
Restaurante Dona Carolina: Pasta a Primavera, harmonizado com Espumante Brut ou Espumante Brut Rosé do Vale dos Vinhedos.
Trattoria & Armazém Mamma Gema: Carré de Cordeiro na Abobora, harmonizado com Merlot DO Vale dos Vinhedos.
Sbornea`s Restaurante: Filét a Primavera, harmonizado com Dádivas Chardonnay.
Restaurante e Café Vallontano: Risoto Dolce Sapore, harmonizado com Espumante Brut Rosé Vallontano ou Chardonnay Vallontano.
Restaurante Valle Rustico: menu slow Primavera, harmonizado com vinho ou espumante do Vale dos Vinhedos. 
Eventos especiais:
Jantar Harmonizado Trattoria & Armazém Mamma Gema: dia 21 de setembro
Jantares Harmonizados Villa Valduga: dias 21 de setembro, 12 e 26 de outubro e 2 e 16 de novembro
Curso de Harmonização na Villa Valduga: 12 de outubro, 2 e 16 de novembro e 21 e 28 de dezembro

Nenhum comentário: