segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Descrição Sensorial dos 16 vinhos representativos realizada pelo painel de degustação da ABE


Categoria: Vinho Base para Espumante


1. VINHO BASE ESPUMANTE (Pinot Noir): Vinho límpido, amarelo palha (leve dourado), com reflexos esverdeados e castanhos. O olfato é intenso, nítido, com notas de abacaxi, frutas cítricas, maçã verde, pêssego, flores brancas e sutil tostado. No paladar apresenta uma boa acidez,  bom volume e corpo leve. Tem uma estrutura média, com sutil amargor no final da boca. É muito equilibrado, com média persistência.
Vinícola Geisse Ltda. - amostra 219

2. VINHO BASE ESPUMANTE (Riesling Itálico/Chardonnay/Pinot Noir: Vinho de aspecto brilhante, tonalidade amarelo palha com reflexos esverdeados. No nariz é intenso, destacando-se as notas de cítrico, abacaxi, pêssego, floral, melão, carambola e banana. Em boca é elegante, tem uma boa intensidade de sabor, com uma acidez moderada; é equilibrado, de corpo médio e de bom volume. O retrogosto é agradável e de boa persistência.
Chandon do Brasil - amostra 66

3. VINHO BASE ESPUMANTE (Chardonnay): Vinho de aspecto límpido, intensidade média, amarelo palha com reflexos esverdeados. Aroma elegante, fino e franco, com predominância de notas de flores brancas, toques de frutas cítricas (ex: lima), maçã verde, abacaxi, frutas de polpa branca (pera e pêssego). No paladar apresenta uma acidez marcante, refrescante. Tem um corpo leve, bom equilíbrio acidez/álcool, é limpo, com boa persistência de sabor e retrogosto frutado.
Casa Valduga Vinhos Finos Ltda. - amostra 86


Categoria: Branco Fino Seco Não Aromático

4. RIESLING ITÁLICO: Vinho límpido, amarelo palha, com toques esverdeados. No olfato apresenta notas de carambola, abacaxi, melão, pêssego, frutas cítricas e nuanças de floral (jasmim e rosas). O sabor tem uma acidez equilibrada, é potente em álcool, com certa untuosidade. Tem um bom volume, sabor sutil de carvalho e uma longa persistência, com retrogosto agradável e frutado.
Cooperativa Vinícola Aurora Ltda. - amostra 39

5.         CHARDONNAY: Vinho límpido, brilhante, de tonalidade amarelo, com fortes tons esverdeados. Tem um aroma fino e nítido,  rico em descritores aromáticos: banana, maçã, pera, pêssego,  abacaxi e frutas cítricas. Tem um sabor agradável, fino, equilibrado, elegante, de acidez correta.
Cooperativa Vinícola Nova Aliança Ltda.- amostra 112



6. CHARDONNAY: Vinho límpido, de tonalidade amarelo-palha. No nariz é intenso, com notas de  goiaba, maracujá, abacaxi, frutas brancas e sutil notas de arruda, ervas e broto de tomate. O paladar é agradável, fino, de bom corpo e macio.  Tem um sabor intenso, fresco, de acidez moderada,  bom volume,  certa untuosidade e longa persistência.
Vinícola Góes & Venturini Ltda.- amostra 232

7. CHARDONNAY: Vinho límpido, amarelo esverdeado. Aroma delicado com predominância de notas de frutas  cítricas, flores brancas, maçã (intenso), pêssego, frutas brancas maduras,  baunilha e caramelo. No sabor tem uma certa doçura (do início ao final da boca), uma acidez marcante, é equilibrado e refrescante. É untuoso e apresenta um bom corpo. Tem um retrogosto intenso e longo.
Luiz Argenta Vinhos Finos Ltda.- amostra 140


Categoria: Branco Fino Seco Aromático

8. SAUVIGNON BLANC: Vinho límpido, amarelo pálido/palha, com tons esverdeados. Aroma delicado, elegante, de média intensidade, com notas de aspargos, sálvia, herbáceo leve, broto de tomate, frutas tropicais (maracujá), pêssego e frutas cítricas. O paladar é agradável, refrescante, intenso, de boa estrutura. Tem um bom volume de boca e uma persistência média/longa.
Vinícola Miolo Ltda - amostra 242


Categoria: Tinto Fino Seco Jovem

9. CABERNET FRANC: Vinho límpido, brilhante, de intensidade média e coloração rubi. Aroma com notas destacadas de frutas vermelhas, framboesa, cereja, morango, groselha e amora; é elegante e de boa nitidez. No paladar  é agradável, fácil de beber,  ainda que com acidez marcante. É leve e macio, de média estrutura em taninos. Apresenta um conjunto harmônico, com média persistência de sabor.
Vinícola Salton S.A. - amostra 317


Categoria: Tinto Fino Seco

10. TEROLDEGO: Vinho de tonalidade violeta intensa. Aroma complexo, com notas de amora, frutas pretas e vermelhas. Tem notas de couro, especiarias (café, cravo-da-índia, noz moscada) e tostado. O paladar é intenso e apresenta uma acidez marcante,  com um corpo médio. Os taninos são agradáveis e macios. Apresenta um sabor de média/alta persistência.
Vinícola Monte Rosário – Vinhos Rotava - amostra 213

11. TEROLDEGO: Vinho de tonalidade rubi intenso. Aroma com notas de compota, geleia, ameixa preta, frutas pretas e vermelhas. Tem notas de carvalho, com predominância de baunilha, café,  amêndoas e tostado. Tem, também,  algumas notas de mentol/eucalipto.  No paladar tem um bom ataque, com certa doçura, uma acidez equilibrada e boa estrutura; corpo de média intensidade. Os taninos são equilibrados, redondos e maduros. O carvalho está em harmonia com os demais gostos no sabor e a persistência média/alta.
Vinícola Don Guerino Ltda - amostra 291

12. MERLOT: Vinho de coloração  intensa, rubi escuro, com tons violáceos intensos. No nariz é elegante e apresenta uma mescla de fruta com os elementos do carvalho.  Da fruta: amora, framboesa, ameixa preta, cassis e frutas em calda. Do carvalho: chocolate, coco, baunilha, caramelo, cravo-da-índia e um leve tostado. O paladar é macio, de média intensidade, equilibrado, encorpado, harmonioso, de bom volume, redondo e elegante. A persistência é média.
Vinícola Perini Ltda. - amostra 278

13. MERLOT: Vinho de aspecto intenso, rubi profundo, violáceo. No nariz é complexo, com notas de fruta madura, jabuticaba, mirtilo; também com notas de café, chocolate, tostado leve, compota, geléia e tabaco. No sabor, é encorpado, tem as notas do carvalho e um ataque adocicado. É intenso, guardando, ainda, certa adstringência. Os taninos são marcantes, agradáveis. Tem certa potência em álcool e certa untuosidade, persistência média/alta.
Bueno Bellavista Estate - amostra 72

14. MALBEC: Vinho límpido, brilhante, vermelho rubi, com toques de violáceo. Aroma intenso, com notas de frutas pretas, maduras, amora e cassis. Tem notas de especiarias, pimenta-preta, baunilha, chocolate e tostado. O paladar é agradável, com certa doçura no ataque. A acidez é marcante, tendo um bom corpo  e expressão de sabor. É potente, com taninos presentes (em evolução) e finos. Apresenta elevada persistência de sabor.
Vinícola Almaúnica Ltda. - amostra 170

15 MARSELAN: Vinho de tonalidade vermelho rubi, intenso. Aroma com marcantes notas  de frutas vermelhas, ameixa, cassis e cereja. Tem, também, notas mentoladas e cânfora. O sabor é agradável, de corpo médio e boa estrutura, com taninos macios e maduros/redondos. Apresenta uma média persistência de sabor.
Vinícola Dom Cândido Ltda - amostra 207

16. CABERNET SAUVIGNON: Vinho de coloração intensa, vermelho rubi. O aroma é intenso, com notas de frutas maduras, amora e frutas vermelhas. Tem notas de tabaco, cogumelos, couro, especiarias (funcho/menta/anis, cravo-da-índia, canela, pimenta preta), ervas e sutil pirazina (pimentão). No paladar é intenso, com certa doçura,  apresenta taninos marcantes e maduros;  é agradável e potente, equilibrado e de boa estrutura.
Rasip Agropastoril S.A. - amostra 147
Elaboração: Mauro Celso Zanus, Magda Beatris Gatto Salvador, Odinéli Louzada dos Santos Corrêa



Nenhum comentário: