segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Maior avaliação de vinhos do mundo atinge sua maioridade




                            Quem gosta de vinho não perde nenhuma avaliação anual
                                Foto DU/JN


                                O serviço do vinho é feito pelos alunos de Enologia
                                 Foto Gilmar Gomes
Madura, a Avaliação Nacional de Vinhos chegou a sua 21ª edição, consolidada, reunindo 850 pessoas de 13 estados brasileiros e oito países, especialmente quase 100 jornalistas brasileiros que foram conhecer a qualidade da safra 2013 dos vinhos brasileiros. Não foi a safra excepcional que se dizia, em dezembro passado, que seria, por problemas climáticos em algumas regiões, mas foi uma safra boa, com algumas surpresas muito agradáveis em termos de qualidade. Quanto à composição dos vinhos participantes, surpreendeu a ausência dos Tannat e a diminuição dos Cabernet Sauvignons. Por outro lado, cresceram variedades novas, como a Teroldego e Marselan. Outro aspecto que impressionou foi a qualidade de vtrês vinhos apresentados, o que significa que vamos ter espumantes excepcionais este ano e nos próximos.  A Cave Geisse destacou-se! Também surpreendeu o Malbec elaborado pelos irmãos  Marco e Magda Brandelli a partir dos vinhedos da Vinícola Almaúnica. Excelente. Outra surpresa agradável foi a da Vinícola Monte Rosário, vinhos Rotava, tradicional produtor de vinho comu, que fez seu primeiro vinho fino, inscreveu na Avaliação, e foi premiado com a entrada entre os 16 nmelhores. Um vinho varietal novo, de Teroldego.
Como grande anfitrião da Avaliação Nacional de Vinhos, o vinho brasileiro mostrou para um público formado por 850 apreciadores da bebida que a produção nacional vem evoluindo a cada safra. Na taça, eles tiveram a oportunidade de degustar 16 vinhos selecionados entre os 30% representativos da Safra 2013, resultado extraído de um total de 309 amostras inscritas por 63 vinícolas. Reconhecida como a maior avaliação de vinhos de uma mesma safra do planeta, a 21ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2013 chegou a sua maioridade consolidada. Nessas 21 edições, 4.832 amostras foram avaliadas e 13 mil pessoas testemunharam o momento maior do vinho brasileiro.
Desde 1993, quando foi criada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), vem exercendo forte influência na evolução da produção nacional e na promoção do vinho junto ao mercado consumidor, atraindo olhares do mundo todo. Concorrida, a 21ª edição esgotou os ingressos em apenas duas horas. O privilégio de viver essa experiência coube a apreciadores de 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e de oito países (Alemanha, Austrália, Brasil, Chile, Cuba, Estados Unidos, Itália e Uruguai).
Ao abrir oficialmente o evento, o presidente da ABE, enólogo Luciano Vian, disse que a Avaliação Nacional de Vinhos tem a responsabilidade de apresentar novas regiões produtoras de vinho do país, suas potencialidades e retratar os movimentos que o setor e o mercado consumidor espelham. “Os vinhos que estarão no mercado nos próximos anos já despontam na Avaliação”. Vian também aproveitou a presença de políticos, empresários e líderes do setor para dizer que todo mundo sabe quais são os problemas enfrentados para elaborar vinhos no Brasil. “Está na hora de virar o jogo. Construir um pensamento, uma agenda construtiva e positiva. E quem vai fazer isso somos nós. A Avaliação é um exemplo”, enfatizou.
Em clima de euforia, todos estavam curiosos para provar a representatividade da Safra 2013. Mas o silêncio invadiu o auditório quando 115 alunos de Viticultura e Enologia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e de Enoturismo da Fisul serviram a primeira amostra. A cada vinho degustado às cegas, um comentário era feito por um dos especialistas convidados. A enóloga gaúcha e que hoje reside no Rio de Janeiro, Joseliane Cardoso, foi sorteado entre o público para ser o 16º comentarista.
Ao final do evento, foram apresentados os 30% mais representativos e, dentre eles, os 16 vinhos selecionados para o dia. Para cada amostra servida, foram utilizadas 90 garrafas, totalizando 1.440 garrafas. Quando todos se preparavam para o almoço, a ABE surpreendeu o público com o show de Renato Borghetti.
O jornalista Irineu Fernando Guarnier Filho e o enólogo Mario Geisse foram os homenageados com o Troféu Vitis 2013 nas categorias Amigo do Vinho Brasileiro e Enológico, respectivamente.

Irineu Guarnier, jornalista homenageado como Amigo do Vinho
Enólogo Mário Geisse homenageado com o Troféu Enológico
Fotos Gilmar Gomes
  
OS 16 VINHOS REPRESENTATIVOS DA SAFRA 2013

Categoria: Vinho Base Para Espumante
1. Vinho Base Espumante – Chardonnay – Casa Valduga Vinhos Finos
2. Vinho Base Espumante – Riesling Itálico / Chardonnay / Pinot Noir – Chandon do Brasil
3. Vinho Base Espumante - Pinot Noir – Vinícola Geisse
Categoria: Branco Fino Seco Não Aromático
4. Riesling Itálico – Cooperativa Vinícola Aurora
5. Chardonnay – Cooperativa Vinícola Nova Aliança
6. Chardonnay – Luiz Argenta Vinhos Finos
7. Chardonnay – Vinícola Góes e Venturini
Categoria: Branco Fino Seco Aromático
8. Sauvignon Blanc – Vinícola Miolo
Categoria: Tinto Fino Seco Jovem
9. Cabernet Franc – Vinícola Salton

Categoria: Tinto Fino Seco
10. Merlot - Bueno Bellavista Estate
11. Cabernet Sauvignon – Rasip Agropastoril
12. Malbec – Vinícola Almaúnica
13. Marselan – Vinícola Dom Cândido
14. Teroldego – Vinícola Don Guerino
15. Teroldego – Vinícola Monte Rosário – Vinhos Rotava
16. Merlot – Vinícola Perini



Nenhum comentário: