sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Campos de Cima investe na poda das videiras para privilegiar a qualidade de suas uvas

                         Da qualidade da poda, no inverno, dependerá a qualidade da uva no verão

O cuidadoso sistema de produção da boutique de vinhos Campos de Cima está sendo marcado neste mês pela época da poda. Através dessa técnica secular, as vinhas da empresa, localizadas em Maçambará, a cerca de 100 km de Itaqui, na fronteira com a Argentina, são preparadas para produzir os melhores exemplares das 11 variedades de uvas cultivadas pela empresa: Tannat, Ruby Cabernet, Chardonnay, Viognier, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Shiraz, Malbec e Tempranillo. 
O resultado do processo, realizado anualmente, pode ser verificado nos números da safra que, para 2014, devem atingir de 40 mil a 50 mil quilos de uvas colhidas. “Essa técnica centenária permitirá que cada videira produza cerca de 2 quilos de uvas por pé”, projeta o diretor de Marketing da empresa, Pedro Candelária. O executivo assinala que o principal objetivo dessa técnica é privilegiar a qualidade em detrimento da quantidade, “um caminho trilhado por vinícolas boutiques, mais pequenas, que têm a meta de elaborar vinhos únicos”. 
Além de obter um alto nível de produção de uvas em 2014, a Campos de Cima também já surpreende o mercado com o novo processo de elaboração de seus vinhos. Já está em funcionamento, na cidade de Itaqui, as instalações de sua vinícola própria, um projeto que recebeu R$ 1 milhão em investimentos. Toda a nova estrutura da vinícola foi minuciosamente desenvolvida para processar as uvas cultivadas nos 15 hectares de vinhedos da empresa. “A Campos de Cima conquistou o mercado por seus diferenciais. Nossos vinhos são de um terroir singular”, completa o executivo.
Os vinhedos da Campos de Cima foram implantados de 2002 a 2004. A primeira safra ocorreu em 2006, da uva Tannat, que gerou 5 mil garrafas de um vinho colocado no mercado em 2009. A vinícola cultiva ainda outras 10 uvas (Ruby Cabernet, Chardonnay, Viognier, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Shiraz, Malbec e Tempranillo). A venda é feita, quase que totalmente, direto ao consumidor pelo site www.camposdecima.com.br e os principais compradores estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.


Nenhum comentário: