quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Os 100 anos do espumante na Peterlongo


A enóloga, consultora e especialista em marketing e turismo do vinho Maria Amélia Duarte Flores manda o convite para ir a Garibaldi, dia 27, participar da comemoração dos 100 anos do espumante no Brasil que será organizada pela Vinícola Peterlongo, no castelo Armando Peterlongo. Eu já sabia há muito tempo que isso iria acontecer, mas me esqueci. Resultado, não me organizei e não poderei ir porque, no mesmo dia, estarwi indo para Bento Gonçalves, ao lado de Garibaldi, para participar, sábado, 28, da 21ª Avaliação Nacional de Vinhos do Brasil 2013. Poderia ter ido aos dois eventos, mas isso representa uma preparação anterior, visto que trabalho em jornal diário e tenho outros compromissos a atender. Perderei uma bela festa, mas, depois, a Maria Amélia me contará como foi. Quem quiser saber detalhes pode falar com ela: 51 9331 6098 - Vinho & Arte . http://vinhoearte.blogspot.com
Vamos ler o que ela mandou dizer no convite:
"Os municípios de Garibaldi e Bento Gonçalves sempre se dedicaram e sempre tiveram grande produção de uvas brancas e pretas europeias e, até hoje, pertence a estes municípios a primazia na produção de uvas e vinhos finos. A fabricação de vinhos brancos finos foi iniciada em Garibaldio por. Manoel Peterlongo Filho,em 1906 e 1907. Naquela época começaram as primeiras colheitas das uvas Malvazia, Moscatel, Vernácia, Rabosa e Formosa.. A produção, durante uma dezena de anos, limitou-se ao necessário para o consumo doméstico. Em 1915, porém, Manoel Peterlongo Filho, iniciou a fabricação do Champagne  Peterlongo  para exportação. Usou castas de uvas das mais finas e adotou, desde o início o método champenoise (fermentação na própria garrafa).
Em julho de 1938, Armando Peterlongo dizia, na publicação Gran Espumante, “segundo, pois, a tradição de meu saudoso pai, traçamo-nos um programa do qual nos não afastaremos uma linha: dar aos brasileiros um produto brasileiro,  capaz de rivalizar com qualquer similar estrangeiro e pela terça parte do custo dêste." 
Quem diria que o sonho, o hábito de um ilustre cidadão, mudaria toda a história de um país? Hoje, onde se fale de vinhos do Brasil, seja em festas, em concursos, em eventos, a bebida referência é sempre o Espumante. Seja brut, rosé, moscatel, caem sempre bem, tem bom preço, fáceis de encontrar e muito agradáveis. 
Tudo isto se deve a um pai sonhador e a um filho visionário e executor, que nunca desistiu do seu sonho: elaborar um espumante legitimamente brasileiro, com a mesma ou superior qualidade de qualquer outro elaborado no mundo inteiro. 
2013 é um ano muito especial para o vinho brasileiro, afinal, são cem anos do marco histórico da elaboração do "Primeiro Espumante do Brasil". Talvez a elaboração, de forma artesanal, até tenha começado alguns anos antes, mas em 1913, na 1a Festa da Uva de Garibaldi, Manoel Peterlongo foi condecorado com Medalha de Ouro, com seu "Champagne".

A festa do centenário do Espumante no Brasil acontecerá na quinta-feira, dia 26 de setembro, 19h, na cidade de Garibaldi, no Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo. Sua participação é muito importante.”

Nenhum comentário: