quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Lançamento da 8ª Seleção de Vinhos de Farroupilha


 O cerimonial de lançamento da oitava edição da Seleção de Vinhos de Farroupilha - concurso que elege anualmente os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município - será realizado na terça-feira, 10 de setembro, no salão nobre da prefeitura de Farroupilha, a partir das 19h30min.
                Serão apresentados às vinícolas farroupilhenses e aos demais convidados o regulamento e a programação do concurso - que inclui, além do lançamento, período de inscrição e coleta de amostras junto às vinícolas interessadas, análise sensorial dos produtos inscritos e jantar-baile de revelação e premiação dos produtos vencedores. “O lançamento da Seleção de Vinhos é o início de um longo trabalho que tem como objetivo final enaltecer os produtos elaborados em Farroupilha. A oitava edição vem consolidar, mais uma vez, este importante evento para o setor vitivinícola local, pois serve como ferramenta para a melhoria contínua da qualidade dos produtos farroupilhenses, que já se destacam em concursos nacionais e internacionais”, ressalta o presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Ricardo Chesini.
                O concurso tem como propósito valorizar a produção vinícola de qualidade existente no município. Ao mesmo tempo em que incentiva a qualificação dos vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva elaborados e engarrafados em Farroupilha, busca a promoção de tais produtos junto aos mais diversos públicos, estimulando o consumo.
O certame é utilizado para destacar o potencial vitivinícola de Farroupilha, terceiro maior produtor brasileiro de uvas e vinhos. As particularidades da produção local também são evidenciadas, como o posto de maior produtor brasileiro de uvas moscatéis ocupado pelo município, que credencia o desenvolvimento de projeto de indicação geográfica, junto à Embrapa Uva e Vinho.                 A promoção da 8ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
 Patrocinam o evento: Agrimar e Sotrima, Amazon Group e Tuttovino, Banco do Brasil, Basf, BiotecSul, Corticeira Paulista, Ever Intec, LNF Latino Americana, Metagraf e Metaflex Embalagens,  Tramontina, Trombini, Vêneto Mercantil. São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Laren – Seapa – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Juntos Para Competir (SEBRAE/SENAR/FARSUL); Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Farroupilha; UCS Farroupilha.




Nenhum comentário: