domingo, 22 de setembro de 2013

Chegou a hora da avaliação nacional de vinhos


Mais de 30 jornalistas especializados em vinho, do país e do exterior, estão sendo recepcionados em Bento Gonçalves, pela Associação Brasileira de Enologia, para visitarem as vinícolas do Vale dos Vinhedos e participarem, dia 28, da Avaliação Nacional dos Vinhos do Brasil safra 2013. A informação é da jornalista Lucinara Masiero, que fará a recepção aos visitantes, acompanhando-os pelas vinícolas. Na sexta-feira, haverá um jantar, no restaurante Mamma Gema, quando os visitantes degustarão os vinhos com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos e outros de pequenas vinícolas da região. A 21ª Avaliação Nacional será, sábado, a partir das 9h, com a presença de quase mil degustadores, no parque de Eventos.
Eu estou me preparando para ir até Bento Gonçalves na sexta-feira, participar do jantar no Vale dos Vinhedos e, sábado de manhã, da degustação. Este ano, pedi para a ABE dispensa das visitas às vinícolas, que acontecem durante toda a semana, porque já fiz isso muitas vezes – participei de quase todas as degustações – e as conheço, bem como seus proprietários, dirigentes e enólogos, como a palma da mão. Sempre é importante visitá-las e conhecer as novidades, mas, como diz meu chefe, também é preciso trabalhar. Tenho viajado muito e tenho mais viagens nas próximas semanas. Dias  4 e 5 de outubro, estarei em Livramento, participando da comemoração dos 50 anos dos Jogos Internacionais da Primavera, evento pioneiro que ajudei a realizar, em 1963, na fronteira Brasil-Uruguai. E, dia 18, estarei em São Gabriel, comendo um cordeiro gordo e bebendo um tannat da Campanha, no jantar da 49ª Exposição-Feira Agropecuária de São Gabriel, na qual serei o Homenageado de Honra!
Na Avaliação, sim, não posso deixar de ir porque estaremos apreciando os 30% dos melhores vinhos da safra 2013 para saber se ela foi boa mesmo. Dezesseis especialistas estarão à uma mesa, presidindo o evento, e provando os 16 vinhos considerados pelos enólogos da ABE os mais destacados da safra deste ano e eu, com outras 800 pessoas, estaremos bebendo junto, no grande salão do Centro de Eventos de Bento Gonçalves e dando também as nossas notas. É uma grande festa de vinho, sem dúvida alguma. Alguns exageram e bebem demais, mas a maioria se comporta, degusta e cospe fora.

Vale não só pela primazia dos vinhos, mas, também, por encontrar todos os produtores, jornalistas, especialistas em vinhos, enófilos e enochatos do País. A comida do grande almoço também é saborosa, sempre acompanhada por alguns dos melhores vinhos da mostra.

Um comentário:

Álvaro Cézar Galvão disse...

Querido amigo, será um enorme prazer reve-lo.
Estarei lá, sendo um dos representantes dos jornalistas de São Paulo.
Manda um naco do cordeiro que eu já estou cheio de vontade!
Parabéns pela honraria.
Nos vemos no jantar
Abraços de luz