sábado, 3 de setembro de 2011
Larentis- qualidade inicia com o controle da produção ainda no vinhedo
Trabalho de pode para garantir apenas 8t/há de uva
O patriarca Cilo Larentis em um dia de poda
Fotos: André Larentis
Em pleno período de poda, a Vinhos Larentis já limita em 8 mil quilos por hectare a produção de uva para garantir a qualidade de seus vinhos e espumantes. O trabalho de poda nos vinhedos da Vinhos Larentis, no Vale dos Vinhedos, está no auge. A prática, que deverá se estender até a metade de setembro, é apenas uma das atividades da vinícola no controle de sua produção. Tudo para garantir a qualidade da matéria-prima, a uva. A tarefa é desempenhada por três gerações da família, liderados pelo patriarca Cilo Larentis, que mesmo com 79 anos de idade segue sua rotina em torno do vinho.
Dos 20 hectares da propriedade Villagio Larentis, no Vale dos Vinhedos, 15 hectares são cobertos por vinhedos e quatro por mata nativa. O trabalho de poda está sendo feito em toda área de plantio. Os cuidados são diários. Com 3.800 plantas por hectare, a Vinhos Larentis concentra um maior adensamento com menor produção, o que garante maior qualidade. São 8 mil quilos de uva por hectare. “Nestes 10 anos sempre focamos nosso trabalho no controle da produção para obtermos melhor qualidade em nossas uvas. Tendo uma boa matéria-prima, garantimos excelentes vinhos e espumantes”, destaca o enólogo André Larentis, gerente Comercial e de Marketing.
Durante a poda, é feito o controle do número de gemas – de 16 a 20 por planta. Este procedimento acompanha a vinícola desde o início, garantindo produtos de alta qualidade. Hoje, com uma produção anual de 80 mil litros por ano – 80% de sua capacidade total -, a vinícola pretende manter a filosofia de colocar no mercado produtos em pequenos lotes.
Com a chegada da primavera em setembro e a previsão do aumento da temperatura, inicia o processo de brotação. Logo em seguida, no mês de outubro, a empresa realiza a poda verde, quando os galhos atingem cerca de dois palmos.
Vinícola recebeu grupo de sommeliers em
sua primeira ação no projeto Vinhos do Brasil
Um grupo de 20 sommeliers de São Paulo visitou a Vinhos Larentis, no Vale dos Vinhedos, na sexta-feira, dia 26 de agosto. Esta foi a primeira ação da vinícola no projeto Vinhos do Brasil, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). A empresa acaba de completar 10 anos e começa a atuar com a intenção de aumentar sua participação no mercado.
Nada melhor do que apresentar seus vinhos finos e espumantes para quem tem o poder de promover um produto, tornando-o ainda mais atrativo. “Esses sommeliers degustarão na taça a qualidade de nossos produtos”, garante André Larentis, diretor Comercial e de Marketing. Segundo ele, a intenção é participar de todas as ações do ‘Vinhos do Brasil’ que interessam a Vinhos Larentis. “Estamos começando agora e já alimentamos boas expectativas”, comenta.
A visita dos sommeliers é resultado de uma parceria firmada entre o Ibravin e o Senac. A iniciativa vem aproximando quem faz vinhos finos de qualidade de quem atua como um verdadeiro promotor da bebida nacional. O grupo, além de visitar a Vinhos Larentis, terá a oportunidade de degustar os vinhos e espumantes elaborados pela vinícola.
Sem descuidar de seus vinhedos e com a filosofia de manter a atual produção de 80 mil litros, a Vinhos Larentis reafirma sua proposta de elaborar vinhos finos e espumantes em pequenas partilhas. Um exemplo disso é o recém lançado Mérito, vinho fino comemorativo a primeira década da vinícola. O primeiro assemblage da cantina chega ao mercado apresentando uma nova marca com apenas mil garrafas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário