“O suco de uva elaborado no Brasil tem caráter e personalidade únicas”. A afirmação é do jornalista Kelvin King, da revista inglesa Soft Drinks International (www.softdrinksjournal.com), depois de visitar, de quinta-feira, dia 5, a sábado, dia 7, oito empresas produtoras na Serra Gaúcha. “Há um sabor e um aroma diferenciado de outros sucos produzidos no mundo”, garantiu o jornalista, que escreve para uma das principais publicações especializadas em bebidas alcoólicas do mundo. King percebeu uma grande preocupação com a qualidade do suco produzido, “a mesma que há na elaboração dos vinhos e espumantes”. “Em outros países, o suco é tratado como commodity, com cheiro e sabor iguais, sem graça”, observa. “Arriscaria dizer que o suco de uva feito no Brasil é um vinho sem álcool”. Por fim, o jornalista indicou o caminho às empresas gaúchas: continuar no mesmo caminho, privilegiando a qualidade e não a quantidade.
A vinda do profissional foi promovida pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), em conjunto com a Apex-Brasil. O jornalista neozelandês visitou a Muraro, Perini, Golden Sucos, Aurora, Dom Cândido, Battistello, Salton e Casa de Madeira/Valduga. A vinda do jornalista à Serra Gaúcha integra a parceria entre o Ibravin e o Ibraf para promoção do suco de uva no Brasil e no mundo, dentro do Programa de Desenvolvimento Setorial do Suco de Uva.
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