terça-feira, 1 de setembro de 2009

Carne macia e vinho bom

O lançamento do vinho Rastros do Pampa, feito no início deste ano, em Dom Pedrito, foi um sucesso. Conversei com a enóloga Gabriela Pötter, na Expointer, durante um almoço com bela, saborosa e macia carne da Estância Caty, em Livramento, e ela me contou que foram elaboradas 5 mil garrafas de cabernet sauvignon da safra 2008, lançada em 2009, e o estoque já está terminando, isso que o vinho só foi apresentado em cidades do interior do Rio Grande e em Porto Alegre. Não sobrou para fazer lançamento em São Paulo. A próxima safra será de 10 mil garrafas.
O almoço foi no estande da Conexão Delta G Sul – Estâncias Guatambu e Caty e contou com a participação de Valter José Pötter, dono da Guatambu, e Adroaldo Pötter, dono da Caty. Gabriela, filha de Valter José, diz que o sucesso do vinho está fazendo tanto efeito, que o pai Valter José resolveu ceder-lhe mais um pedaço de campo da Guatambu, na Serrinha, em Dom Pedrito, para ela aumentar os vinhedos. O vinho foi lançado para comemorar os 50 anos da Guatambu, mas vai se transformar em nova atividade econômica da família.
Fiquei sabendo mais: Dom Pedrito vai se transformar, mesmo, em nova área vinícola gaúcha. Com a breve abertura de outras duas vinícolas, serão quatro no município. Acho que o meu amigo jornalista J.A. Dias Lopes, que se revelou um bom crítico de vinhos quando dirigia a revista Gula, deveria dar um passeio por sua terra natal, Dom Pedrito, para conhecer estes vinhedos e seus produtos. Gabriela disse-m que o está esperando de braços abertos.

Nenhum comentário: