segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Uma semana de vinhos na fonte

Desde quinta-feira, dia 12, até segunda-feira, dia 16, andei pelo Vale dos Vinhedos, com a colaboração do Ibravim e da Apex-Brasil, que estão fazendo um trabalho excepcional em favor do vinho brasileiro, bebi muito vinho, comi bem, visitei a Fenavinho, com apoio da jornalista Lucimara Masiero, assisti ao belo espetáculo Ópera do Vinho, ao lado do Tarcisio Michelon, presidente da Fenavinho e responsável pelo sucesso da feira, que, este ano, tem 93 vinícolas participantes e dezenas de estandes que vendem de tudo que é produzido na região dos vinhos. Também participei da reunião anual da Miolo, com 130 de seus representantes no Brasil e no mundo, e onde soube de muitas novidades, sobre as quais vou falar em próximas edições do Blog. Passei belos dias no Villa Europa Hotel – SPA do Vinho, confraternizando com Aldemir Dadalt e Débora, usufruindo da qualidade e do padrão do hotel, sendo atendido por pessoal atencioso, com o chef Fábio Lima e a sub-chefe do salão do restaurante, a jovem Luciane e muita gente mais.
Também visitei as víncolas Dal Pizzol e Pizzato, além de participar de uma esplêndida degustação dos vinhos Lídio Carraro, com assessoria da Patrícia e do Juliano Carraro, irmão, enólogos e diretores da vinícola, que mostraram várias novidades, inclusive um Tannat com 16,28 de álcool. As novidades Dal Pizzol – fomos atendidos pelo enólogo Dirceu Scottá e pelo proprietário Rinaldo Dal Pizzol. Infelizmente, meu amigo Antonio Dall Pizzol, adoentado, não pode participar do excelente jantar no Parque Dall Pizzol, quando me coube escolher um vinho na Enoteca para fechar a noite e eu escolhi um Merlot 1991, que ainda está bom e muito vivo. Sobre todas estas novidades vou falar ao longo de outras edições do Blog.
Vários jornalistas brasileiros e de vários países foram levados ao Vale dos Vinhedos, pelo Ibravin e a Apex-Brasil, para conhecerem a qualidade da atual safra e divulgarem o bom vinho brasileiro. Conversei muito com meu amigo Didu Russo, com Jorge Carrara e com Joel Falcone, este lá da Paraíba, membro do Clube do Vinho de João Pessoa e criador do evento Eva Prova e Aprova, cuja terceira edição será realizada dia 17 de março deste ano. Todo mundo está convidado, segundo Falcone.
Antes de entrar na maratona do Vale dos Vinhedos, vamos a outras notas sobre vinhos.

Nenhum comentário: