sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Bons dias para o vinho na Ásia

O vinho brasileiro viveu bons momentos nos últimos dias e vai viver ainda melhores. Durante uma degustação, em Dubai, conquistou consumidores e importadores árabes e africanos; no Japão, as vinícolas pretendem fazer bons negócios no início de março. Ambas as iniciativas são da Apex-Brasil.

JAPÃO

Cerca de 30 companhias brasileiras participarão da Foodex Japan 2009, de 03 a 06 de março, na cidade de Chiba, Japão. Os expositores vão levar para a maior feira de alimentos e bebidas da Ásia chás, carnes, café, refrigerantes, temperos, chocolates, sucos de frutas, macarrão, sorvete, queijo, palmito e cachaça.
A Miolo, que participou pela primeira vez no ano passado, já contabiliza resultados positivos. O primeiro carregamento do Lote 43, vinho obtido somente em safras excepcionais e reserva limitada, chegou ao Japão em janeiro passado. Produzido no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, o Lote 43 tem certificação da União Européia pela produção em área geograficamente demarcada desde 2006. A Miolo também vende para o Japão vinhos da linha Premium (tinto Reserva Cabernet Sauvignon e branco Reserva Chardonnay), e o espumante Miolo Brut Millésime da linha Ultra Premium.

DUBAI

Em Dubai, árabes e africanos se surpreenderam com a qualidade dos vinhos e sucos de uvas do Rio Grande do Sul. Os compradores árabes reunidos pela Apex-Brasil ficaram entusiasmados.
O suco de uva integral e natural Casa de Bento, da Vinicola Aurora, foi apresentado durante o jantar de gala do evento Sabores do Brasil, no Hotel Intercontinental em Dubai, e impressionou os convidados. O evento foi organizado pela Apex-Brasil neste final de semana (dias 21 e 22 de fevereiro). A Agência selecionou 40 empresas brasileiras de alimentos e bebidas e contratou uma consultoria local para selecionar compradores de diversos países do Oriente Médio. Entre as vinícolas brasileiras, apenas três foram convidadas pela Apex: Aurora, Miolo e Lidio Carraro. No dia seguinte ao jantar, a Vinicola Aurora começou a rodada de negócios com sete empresas agendadas e terminou o dia com 30 contatos realizados com compradores e distribuidores do Irã, Arábia Saudita, Bahrein, Kuwait, Dubai e uma trading que exporta para países africanos.
Sem tempo para atender a todos os que queriam informações sobre o suco, a empresária Rosana Pasini precisou agendar mais contatos para feira Gulfood, que começou no dia seguinte. “Foi nossa primeira ação nos Emirados Árabes e não tenho dúvidas de que vamos entrar nesse mercado”, disse a empresária. “Precisávamos fazer o consumidor experimentar nosso produto e conseguimos fechar um primeiro pedido com um distribuidor que colocará o suco nas principais redes de supermercado de Dubai. Foi um sucesso!”, concluiu. O grande atrativo do suco é que ele não tem similar no mercado do Oriente Médio. É puro, natural, sem conservantes, feito somente com uvas espremidas, e ainda possui a certificação Halal exigida pelo mercado árabe.
A empresa vendeu 7 milhões de litros de suco de uva no ano passado para o Brasil, Japão e Guatemala e tem o Oriente Médio como mercado alvo. A vinícola faz parte do projeto Wines from Brazil, desenvolvido em parceria pela Apex-Brasil e Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e veio ao evento Sabores do Brasil com a intenção de negociar também sua linha de vinhos finos, assim como as vinícolas Miolo e Lídio Carraro. Além dos contatos no evento, as três empresas também visitaram alguns dos principais hotéis cinco estrelas de Dubai, onde foram recebidas pelos gerentes de compras de bebidas.
Os empresários Rosana Pasini (Aurora), Carlos Nogueira (Miolo) e Patrícia Carraro (Lídio Carraro) estiveram no Ritz Carlton, no The Palace e no Madinat Jumeirah/Al Qasr, e ficaram animados com os contatos realizados. “O hotel The Palace, por exemplo, tem uma linha de vinhos sul-americanos em sua carta e mostrou grande interesse em acrescentar novos rótulos brasileiros. O próximo passo é conseguirmos um bom distribuidor para vender nossos vinhos a eles e já estamos trabalhando nisso”, informou a gerente do Wines from Brazil, Andreia Gentilini Milan, que acompanhou as visitas.
O evento Sabores do Brasil teve também a participação de empresas dos setores de frutas, carne bovina, frango, café, biscoitos e chocolates. Apresentou ao mercado árabe principalmente produtos de alto valor agregado. As empresas brasileiras fizeram contato com 440 compradores do mercado árabe.

Nenhum comentário: