quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Os vinhos de Encruzilhada do Sul

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) realizaram uma visita técnica à Encruzilhada do Sul – região considerada como um novo pólo vitivinícola do Brasil, com um "terroir" diferenciado, que tem produzido vinhos de extrema qualidade e autenticidade. Hoje, o município, que era chamado de a "Terra da Ovelha", já é reconhecido como a "Terra da Ovelha e do Vinho". Descoberto há cerca de 10 anos, o clima e solo tem se mostrado ideais para o cultivo de uvas varietais destinadas à produção de vinhos finos.
Atualmente, há 16 vinícolas com parreirais em Encruzilhada do Sul – onde os destaques são as presenças de Chandon, Casa Valduga, Lidio Carraro, Angheben, Garibaldi e Dal Pizzol. A primeira vindima ocorreu há quatro anos, com a surpresa de gerar vinhos com mais de 15% de álcool, semelhante em estrutura aos originários do Nappa Valley, na Califórnia (EUA). O município conta com mais de 360 hectares de vinhedos, com o cultivo de uvas inéditas no Brasil, como as cepas de origem européia, como a tempranillo, teroldego, touriga nacional e barbera. Segundo a Associação Brasileira de Someliers (ABS), os vinhos originários do município são uma grande promessa nacional. "No futuro, estarão disputando as prateleiras com os melhores exemplares sul-americanos", garante o jornalista Orestes de Andrade Jr., Coordenador da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio - (51) 3288.6210/(51) 8445.6676 - orestes-junior@seapa.rs.gov.br/orestesjr.imprensa@gmail.com
A visita foi feita dia 3 de fevereiro, às propriedades Lidio Carraro, Casa Valduga e Vinhedos da Quinta Angheben . O retorno foi depois do almoço. Eu gostaria de ter ido, pois há tempos que não confiro os vinhedos de Encruzilhada do Sul, o Orestes me convidou, mas não deu para ir.

2 comentários:

Paulo Augusto disse...

Ucha,
A história do vinho em Encruzilhada do Sul deve um tributo a um homem chamado Ivo Osório Mendes, conhecido como Tio Ivo. Ele era Técncio Agrícola, e já nas décadas de 40 e 50 trabalhava com genética de trigo, na Estação Experimental de Encruzilhada do Sul. Na década de 80, já aposentado do Estado, implantou o Campo Experimental da extinta Cotrensul, Cooperativa Tritícola de Encruzilhada, e lá implantou alguns parrerais, com mudas trazidas da Serra, e sempre dizia que o clima e o solo de Encruzilhada eram "especiais" p/ a fruticultura em geral, e p/ as videiras em especial. Trabalhei com o Tio Ivo, de 86 a 88 e tive a honra de fazer inúmeros programas na Rádio Encruzilhadense, onde ele fazia suas perorações a respeito da vocação de Encruzilhada p/ a vitivinicultura.

Anônimo disse...

Ucha,

Junte-se a isso o azeite de oliva gaúcho, já em produção em Cachoeira do Sul e, em breve, em Pinheiro Machado. Que vocação gastronômica e, por que não, turística que a região da Campanha, este gigante adormecido que começa a despertar, demonstra...