segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Grande passo do vinho gaúcho

A Vinícola Miolo, de Bento Gonçalves, que é a maior produtora de espumantes pelo método champenoise do Brasil, pretende se transformar, em 2009, na maior elaboradora do produto por este método na América Latina, passando de 500 mil garrafas/ano para 1,2 milhão. A informação é do presidente da Miolo, Darci Miolo, e do enólogo-chefe, Adriano Miolo, que estão aplicando R$ 4,5 milhões obtidos com a Finep na ampliação de vinhedos e equipamentos na unidade do grupo, em Bento Gonçalves, exclusivamente na área de espumantes.
Este crescimento faz parte do planejamento do Miolo Wine Group - oito unidades de negócios - para este ano, intitulado Desafio do Milhão na Nova Era, apresentado, no final de semana, para 130 representantes nacionais e internacionais do grupo, reunidos em convenção no Spa do Vinho, no Vale dos Vinhedos. O desafio é passar de 850 mil caixas/ano para 1 milhão de caixas/ano em 2009. Dentro do planejado, mas com outros recursos, além dos R$ 4,5 milhões, estão a ampliação dos vinhedos da unidade de Candiota em 30 hectares e da Ouro Verde, na Bahia, em 50 hectares. Também serão colocados no mercado argentino os vinhos Los Nevados, produzidos pela Miolo em Mendoza, e um espumante champenoise elaborado em Bento Gonçalves. A idéia é formar uma base de exportação a partir da Argentina, como já existe no Brasil.
A base brasileira vai incrementar seu trabalho sobre Inglaterra, Alemanha, Holanda e Estados Unidos, pois recente pesquisa em 114 países demonstrou que, em 2009, haverá aumento de 6% no consumo de vinho em 108 países, exatamente os que estão na mira da Miolo. Adriano Miolo acredita num aumento de 100% nas exportações - 99.040 caixas de 6 garrafas em 2008 -, mas seus representantes internacionais, mais otimistas, prometem vender 250 mil caixas, um aumento de 250% nas vendas para o exterior.

Nenhum comentário: