Um brinde ao grande espetáculo
chamado Fenavinho Brasil 2009
Não adianta querer escrever sobre outro assunto. O tema é, mesmo, a Fenavinho, que começou, em Bento Gonçalves, dia 30 de janeiro, e vai se estender até o dia 24 deste mês. Todos os caminhos levam aos vinhedos da serra gaúcha.
Vamos, então, relacionar uma série de informações sobre a Fenavinho. Divirta-se e brinde!
Encontro na Fenavinho discutirá o mercado
Profissionais do setor vitivinícola brasileiro estarão participando do II Workshop Fenavinho Brasil “Cenários e Tendências do Mundo do Vinho”, nesta quinta-feira (05). Renomados palestrantes do Brasil e do exterior estarão apresentando temas diversos voltados a estratégias de mercado.
De forma inédita, será apresentado o resultado da análise de mercado que aponta quais as estratégias de posicionamento das marcas ‘Vinhos do Brasil’ e ‘Wines from Brazil’. Mesmo jovem no setor, o país já demonstra sua profissionalização no mundo dos vinhos e este estudo revela quais as melhores táticas a serem adotadas para a conquista e consolidação de novos mercados tanto no Brasil como no exterior.
Encomendado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o estudo conta com a participação de representantes da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi), União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Associação Brasileira de Enologia (ABE), Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do sul (Fecovinho), Wines from Brazil, Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul e da agência Escala. Desenvolvida em 90 dias, a análise tem o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Sebrae.
De acordo com o diretor Executivo do Ibravin, Carlos Paviani, a idéia de realizar este estudo surgiu da necessidade de estabelecer um posicionamento para as marcas ‘Vinhos do Brasil’ e ‘Wines from Brazil’. “Precisamos saber o que se quer comunicar e para que público”, destaca. Neste sentido, explica Paviani, é importante o alinhamento das ações de ambas as marcas para fortalecer e solidificar a imagem do vinho brasileiro nos mercados interno e externo. “A análise nos mostra que as pessoas reconhecem a qualidade dos vinhos do Brasil, porém ainda não há uma convergência em negócios. Precisamos fazer com que os consumidores atribuam maior valor aos nossos vinhos e isso requer tempo e investimento”, ressalta.
O trabalho foi desenvolvido pela Top Brands, empresa especializada na construção e posicionamento de marcas. Entre seus clientes destaca-se a Rede Globo, Fiat, Bosch, Sorvetes Nestlé, Manah, Samsung e Tigre.
As mulheres e o vinho
Mulheres do Norte ao Sul do Brasil, apaixonadas por vinhos e espumantes, participarão da posse das novas diretorias da Federação Brasileira de Confrarias e Associações Femininas do Vinho e do Espumante (Febave) e da Confraria Amigas do Vinho (CAV) para o biênio 2009-2011. O encontro será no dia 7 de fevereiro, em Bento Gonçalves, durante a Fenavinho Haverá almoço de confraternização capitaneado pelo Mestre e Sommelièr Internacional, o italiano Roberto Rabacchino, às 13 horas.
Vale dos Vinhedos na Fenavinho
O Vale dos Vinhedos, primeira região reconhecida com Indicação de Procedência no Brasil, está presente na Fenavinho Brasil 2009, através da participação de 17 vinícolas, além do Hotel & SPA do Vinho Caudalie. Pioneira no enoturismo, a região do Vale dos Vinhedos, localizada entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, é responsável pela produção de excelentes vinhos. A produção de vinhos finos em 2008 foi de 7,576 milhões de litros, ou seja, 10 milhões, 101 mil garrafas.
Durante a Fenavinho de 2007, a Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos (I.P.V.V.) teve o reconhecimento da União Européia (UE). Este ano, às vésperas do início da 14ª edição do evento, a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) recebeu a visita do Embaixador da UE, João Pacheco, que pela primeira vez esteve visitando as vinícolas da região. Satisfeito com o que viu, João Pacheco disse que os vinhos elaborados pelas vinícolas instaladas no Vale dos Vinhedos são bem vistos nos países europeus. Desde 2007, explica o embaixador, o Brasil vem conquistando mais espaço na Europa. “Conhecer o Vale dos Vinhedos, uma das poucas regiões que a UE reconhece e que está fora dos países europeus é o grande motivo de minha visita”, relatou.
Vinotage também é destaque na Fenavinho
Os cosméticos Vinotage, cuja produção e comercialização conta com o apoio de Juciane Casagrande, também é destaque na Fenavinho. Elaborados a partir de sementes de uva vitis viníferas, produtos são expostos em um dos maiores eventos vitivinícolas do Brasil.
Desenvolvida a base de óleos e sementes de vitis viníferas - uvas utilizadas na elaboração de vinhos finos -, a linha cosmética Vinotage é uma das atrações da Fenavinho Brasil 2009.
A feira dedicada ao vinho é palco também para exibição dos exclusivos cosméticos Vinotage, feitos a partir dos ativos de uvas como Cabernets e Merlots, reaproveitando os resíduos do processo de vinificação.
Sabonetes, esfoliantes, hidratantes, shampoos e condicionadores são o resultado da extração das propriedades benéficas das sementes vitis viníferas, que têm um papel vital para a pele, pois neutralizam a atividade dos radicais livres, protegendo-a e, consequentemente, mantendo sua beleza e saúde ao longo do tempo.
A Vinotage participa da Fenavinho Brasil ao lado de 100 vinícolas de todo o País. Quem não puder comparecer ao evento também pode conhecer - e adquirir - a linha completa de produtos no site www.vinotage.com.br ou pelo telefone (54) 3462-3158.
O bom público da Fenavinho
O público que visitou a Fenavinho Brasil 2009 no primeiro fim-de-semana do evento pode conferir a grande variedade de atrações e projetos preparados para promover o vinho brasileiro e enaltecer a cultura regional. Aberta oficialmente na última sexta-feira, 30 de janeiro, já nos primeiros dias, a Fenavinho atraiu turistas de diversos estados brasileiros mostrando que o evento é do Brasil. Nos três dias de Fenavinho, 35 mil visitantes passaram pelos pavilhões, número aguardado pelos organizadores que apostam no aumento de público no segundo fim-de-semana.
Da recepção com música; das praças temáticas aos estandes de vinícolas, das feiras aos espetáculos, a 14ª edição da Fenavinho começou disposta a tocar todos os sentidos. Evidenciando a cultura do vinho e com atrações para a família inteira, o evento promete superar os números registrados na última edição, em 2007, quando recebeu um público superior a 150 mil visitantes.
O primeiro dia das rodadas de negócios do Projeto Comprador superou as expectativas dos organizadores. Em 450 reuniões realizadas durante a sexta-feira (30) o volume de negócios foi de R$ 2,520 milhões. Mesmo restando ainda dois dias de rodadas com compradores nacionais os negócios já representam três vezes o registrado em 2007. Na edição anterior, foram realizadas no total do projeto 437 rodadas que resultaram em R$ 900 mil.
A vice-presidente da Feira Vinícola, Andreia Gentilini Milan, comemora os resultados. “Se o andamento dos trabalhos continuar assim, nossa expectativa é de alcançar R$ 7,5 milhões de negócios decorrentes das rodadas. Isso sem contar as negociações durante a feira diretamente nos estandes das vinícolas”, celebra. Até o final do projeto deverão ser realizadas 1.350 reuniões nacionais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário