sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Cuidado com a verminose

Uma das coisas que vi nesta minha estada em Livramento para a pescaria sem peixe, foi muita chuva batendo no lombo das ovelhas. Casualmente, pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos, em Sobral/CE, recomendam aos produtores mais atenção no manejo sanitário e alimentar do rebanho para evitar prejuízos, durante o período de chuvas. É preciso considerar, porém, que lá é ovelha Santa Inez, deslanada, que sofre mais impacto da chuva.
De acordo com o pesquisador Fernando Alvarenga Reis, nesse período, as condições de calor e umidade favorecem a proliferação de doenças no rebanho, o que tende a se agravar à medida que aumenta o número de animais por área. "As doenças vão atingir os animais em pasto ou confinamento que não possuam condições ideais de instalação", afirma Reis.
O maior problema continua sendo a verminose. O pesquisador afirma que o controle é feito com o monitoramento de exames de fezes e cor da mucosa ocular. Os animais devem ser vermifugados assim que aparecem os primeiros sintomas e respeitado o período mínimo de desocupação e descontaminação no rodízio dos pastos.

Nenhum comentário: