sábado, 29 de março de 2014

Vinícola Sustentável: Viña Ventisquero recebeu Certificado de Sustentabilidade Wine of Chile


                                      Unidade da Ventisquero, em Apalta.

Certificação faz parte do Plano Estratégico 2020, que busca elevar o Chile ao posto de maior produtor do Novo Mundo, em especial, na produção de rótulos elaborados de maneira sustentável. Oitava empresa chilena que mais vende vinhos no Brasil, a Viña Ventisquero foi novamente reconhecida por sua importante contribuição para a preservação do meio ambiente. A vinícola conquistou, pela segunda vez, o Certificado de Sustentabilidade Wine of Chile, o primeiro da indústria vitivinícola que informa ao consumidor o compromisso de um produtor com o ecossistema.
Em 2012, a Ventisquero já foi certificada como a única vinícola chilena com 100% de seus vinhedos sustentáveis, após uma avaliação criteriosa da Wines of Chile, associação responsável por promover a imagem e qualidade dos vinhos chilenos em todo o mundo. Em 2013, de acordo com a última avaliação da Wines of Chile, a Ventisquero comprovou uma gestão sustentável em todas as áreas envolvidas na produção do vinho: nos vinhedos e nas bodegas, sem esquecer da responsabilidade social empresarial da vinícola.
“É preciso ter um compromisso real com o ecossistema. O vinho é um resultado direto da natureza, portanto, se mantermos as condições ecológicas equilibradas, podemos esperar também vinhos de maior identidade e expressão”, afirma Nicolas Farias, brand ambassador da Viña Ventisquero no Brasil.
Além de serem reflexo da filosofia da vinícola, as práticas sustentáveis da Ventisquero estão inseridas em um projeto mais amplo, que envolve o setor do vinho chileno. O Chile começou a trabalhar mais intensamente os valores sustentáveis em suas vinícolas em 2008, com a elaboração do Plano Estratégico 2020: um acordo de qualidade entre os produtores de vinho que almeja, até o ano de 2020, converter o país no maior produtor do Novo Mundo, especialmente na produção de rótulos elaborados de maneira sustentável. No Brasil, o Chile ocupa a primeira posição no ranking de importações de vinhos.
O plano tem um Código de Sustentabilidade que estabelece padrões e normas sustentáveis a serem seguidos em todo o ciclo de produção do vinho e fornece ferramentas para que as vinícolas meçam seu progresso. Para isso, foram criados três grandes grupos: Área Verde, que abrange os vinhedos, Área Vermelha, que concentra-se nas bodegas, e Área Laranja, que engloba a comunidade.
Entre as práticas sustentáveis da Viña Ventsiquero estão o controle de plantas daninhas, manejo integrado de pragas, utilização de sensores de umidade, uso de material orgânico para melhor aderência do vinhedo, diminuição da erosão, gestão de resíduos e a utilização de energias renováveis  no Vale de Leyda.
Desde 2008 a vinícola também se preocupa com a diminuição das pegadas de carbono, utilizando em 99% de sua produção garrafas EcoGlass – mais leves – , caixas de papelão 100% reciclado e impressão com tintas a base de água.
Criada em 1998, a Ventisquero é liderada por uma equipe jovem, criativa e de espírito empreendedor, que vem ganhando destaque no mundo vitivinícola por seus rótulos e conceitos inovadores na produção de seus vinhos. A vinícola possui escritório em diversos países e seu portfólio apresenta vinhos premiados internacionalmente como o Pinot Noir Herú, além dos ícones Vertice e Pangea. Em 2013, a Ventisquero lançou o Enclave, novo Cabernet Sauvignon da vinícola, que obteve 95 pontos no Guia Descorchados, o principal guia de vinhos chilenos e argentinos. Visitei alguns vinhedos da Ventisquero, no Chile, e acompanhei o cuidado cmo eles são tratados e degustei alguns dos seus melhores vinhos diretamente na fonte.
Empresa do grupo Cantu, com sede no estado do Paraná, a Cantu Importadora iniciou suas operações há 10 anos trazendo ao Brasil os vinhos chilenos da Viña Ventisquero. Hoje, figura entre as maiores importadoras de vinho do país e conta com um amplo portfólio, com mais de 300 rótulos provenientes da Alemanha, Argentina, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai.






Nenhum comentário: