sábado, 29 de março de 2014

Maior fabricante de barricas do mundo mira o Brasil


A maior fabricante de barricas de carvalho do mundo acaba de ganhar uma casa no Brasil. Agora cabe ao Grupo Kranz, com sede em TrezeTilias, região montanhosa do meio oeste catarinense, a comercialização da marca no mercado de vinhos e cervejas no país. Criada em Bordeaux, na França, em 1825, a Demptos possui unidades na Espanha, Hungria, Estados Unidos e África do Sul e possui volume de negócios próximo a € 175 milhões anualmente. A empresa marca sua chegada com força ao mercado brasileiro durante a Envase Brasil, feira que ocorre em Bento Gonçalves (RS) de 8 a 11 de abril.
“Conhecemos a Demptos durante uma feira em Bordeaux, há alguns anos. Procurávamos barricas de carvalho para nossa vinícola, em Santa Catarina e sabíamos que se tratava da maior fabricante mundial. Quando chegamos ao estande da Demptos, conversamos com seus profissionais e conhecemos suas estruturas e metodologias entendemos porque tratava-se de algo diferenciado. Quem trabalha com Demptos recebe uma assistência e tem em sua produção um item que é fabricado de uma forma muito superior, com o cuidado que a madeira para esse fim necessita”, destaca o presidente do Grupo Kranz, Walter MelikKranz.
A chegada da Demptos com força em terras brasileiras ocorre devido à aposta no crescimento da produção de bebidas de alta gama no país. O Brasil produziu em 2013, segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho, quase 50 milhões de litros de vinhos finos. “O Brasil é um mercado em amadurecimento e que irá crescer ao longo dos anos. Já trata-se de um ambiente importante e que possui tradição na utilização de barricas em outros segmentos, como o de cervejas artesanais e de destilados. Pensamos que há um futuro promissor”, destaca Kranz.
A Demptos possui um centro de referência mundial na pesquisa de barricas, localizado em La Rioja, na Espanha. De lá saem inovações e pesquisas que permitem a fabricação de variedades de barricas para os mais distintos tipos de produtos. Esse know-how chegará ao Brasil por meio de três linhas distintas, com as mais variadas formas de tosta, granulação e tipos de carvalhos.
A linha Réserve de Demptos é produzida em quantidades limitadas com a seleção dos melhores grãos dos parques de secagem e é caracterizada por um acabamento especial que destaca seu caráter excepcional, dando resultados complexos e poderosos. As barricas Essencia de Demptos são feitas exclusivamente a partir de lotes selecionados pela sua riqueza natural em norisoprenoidsde madeira, com design moderno, harmonia e participação na riqueza e complexidade aromática do vinho. Ainda há a linha D’Collection de Demptos, constituída por barris fabricados para os melhores resultados em termos de variedades de uva. Em D’Collection, foram selecionadas variedades tânicos e aromáticas de equilíbrio para compor o melhor resultado.
Mais sobre o assunto na Envase Brasil
Dia 11,abril, às  15h30min – Palestra com o doutor Nicolas Vivas, diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da TonnellerieDemptos. Tema: "As vantagens da Barrica", Bases físico-químicas da relação madeira/ vinho. Auditório 2. Às 17h – Workshop TonnellerieDemptos e a Kranz Technology, com JérômeMarty, diretor Comercial para Espanha e América Latina. Arena Dinâmica Show.
A elaboração dos barris tem início na seleção do carvalho utilizado. Essa é uma questão central na Demptos. A arte da tanoaria é complementada com o conhecimento científico de madeira e uma organização moderna. Estudos do Centro de Pesquisa Demptosindicam, há mais de 20 anosatrás, que a mera origem geográfica nem sempre é suficiente para a escolha do melhor.Por isso são integradas outras noções de seleção e tecnologia analítica, que permitiram criar uma verdadeira biblioteca de ingredientes para a indicação das melhores barricas para cada caso.
O departamento de pesquisa da Demptos estabeleceu os melhores tempos e formas de secagem da madeira para que ela possa ser transformada em um excelente barril de carvalho. Por isso, todo o processo é realizado naturalmente, com a madeira exposta ao meio ambiente em parques separados de secagem para cada tipo de madeira. Durante a secagem natural a chuva atua como um mecanismo físico para lavar e remover os taninos adstringentes e o desenvolvimento de certas estirpes de fungos durante o processo ao ar livre contribui para a evolução do perfil fenólico da madeira. Por isso, toda a madeira seca ao ar livre por pelo menos 24 meses, em três locais-chave que coletam a cada ano mais de 900 milímetros de chuva. Mesmo ao natural, o processo possui controle automatizado para analisar a evolução da madeira.
Embora mais difícil de controlar, a tosta com braseiro de carvalho (método tradicional) permite "queimar" de forma homogênea o barril. Estudos realizados pelo departamento de pesquisas da Demptos mostram que este tipo de torrefação revela compostos mais intensamente aromáticos do que outros tipos de torrado e torrado elétrica, gás ou mesmo infravermelho.

O Grupo Kranz começou a nascer pouco depois do retorno do executivo Walter MelikKranz da China, onde atuou como diretor da Mercedes Caminhões. Nascido em Treze Tilias e descendente de imigrantes austríacos, Kranz montou uma empresa de transportes de cargas. Em 2007 criou a Vinícola Kranz e pouco depois da Kranz Alimentos, que fabrica geleias e sucos. Com a experiência na área industrial em uma das maiores montadoras do mundo acabou se aproximando de fabricantes internacionais de equipamentos para o processamento dos produtos que elabora. Assim nasceu a Kranz Technology, que importa e detém direitos sobre tecnologias de marcas como Speidel, Demptos, Voran e WFT. Localizado na cidade turística de Treze Tilias, área montanhosa do meio oeste catarinense, o grupo conta ainda com loja de seus produtos e projeta ampliação de suas instalações voltadas ao setor de turismo. 


Nenhum comentário: