terça-feira, 25 de março de 2014

Vinícola Don Giovanni comemora resultado na colheita das uvas destinadas para espumantes


A vinícola Don Giovanni, de Pinto Bandeira (RS), está comemorando a colheita das uvas produzidas no local, destinadas à elaboração de espumantes. A vindima das variedades Chardonnay e Pinot Noir começou em 22 de janeiro e foi finalizada em fevereiro de 2014. "Nesta primeira fase tivemos uma safra excelente. Uvas que apresentam bom equilíbrio entre açucares e acidez. Os espumantes serão de altíssima qualidade e isso vai ajudar a impulsionar ainda mais o crescimento desse tipo de produto ", avalia o enólogo da Don Giovanni, Luciano Vian. 
Ainda de acordo com ele, neste ano, ocorreu uma característica climática diferenciada, com dias e noites quentes, com temperaturas ultrapassando os 30ºC. "Isso provocou uma aceleração no processo de maturação das uvas, o que nos forçou a acelerar a colheita, pois para um bom espumante é importante que tenhamos presente, uma acidez natural", explica. 
Entre os produtos da linha Don Giovanni feitos pelo processo champenoise estão o Dona Bita Brut, Stravaganzza Brut, Don Giovanni Série Ouro, Don Giovanni Brut, Nature e Rosé Brut. Este último, é produzido junto com outra variedade, a Merlot.
A Don Giovanni é um complexo que reúne vinhedos, vinícola, varejo de vinhos, pousada e restaurante. Mantém uma produção média de 120 mil garrafas ano. Está localizada em Pinto Bandeira (RS), a 12 km do centro de Bento Gonçalves na rodovia VRS 805, em um dos pontos mais altos do município (720m). É cercado por montanhas, onde prevalecem plantações e florestas nativas. A família Giovannini, proprietários da vinícola, são uma das poucas no RS, cuja quarta geração continua a produzir vinhos e espumantes, unindo tradição e qualidade.
A pousada Don Giovanni credenciou-se entre os hotéis oficiais da Copa do Mundo de 2014. A confirmação foi dada pela FIFA Accommodation Office. Fica localizada junto à vinícola. Possui sete apartamentos num casarão construído em 1930, mantendo na decoração, características originais da colonização italiana. Os hóspedes também podem contar com uma charmosa cabana, carinhosamente apelidada de 'casota', localizada em meio aos vinhedos. O restaurante tem capacidade para 50 pessoas, atendendo a hóspedes e grupos, mediante a reservas. Grande parte do que é oferecido no cardápio, como temperos, legumes e hortaliças são produzidos na propriedade. Outras informações www.dongiovanni.com.br.





                                                                                                                                                                                                


Nenhum comentário: