sexta-feira, 7 de março de 2014

Livro sobre as vinícolas da Campanha Gaúcha

                   Leonid Streliaev em busca de imagens cheias de arte e poesia
Gabriela e Anthony Darricarrère brindam o projeto junto ao fotógrafo e sua esposa Rita Leidens

Capturar as belezas e as potencialidades das vinícolas da Campanha gaúcha é um dos projetos atuais  do renomado fotógrafo Leonid Streliaev, meu velho parceiro de coberturas jornalísticas, inclusive uma, que não esqueço, que fizemos em Montevideu, para a revista Veja, lá pelo final da década de 1960, quando pululavam as ditaduras na América Latina, especialmente no Cone Sul. Agora, Uda está voltado para a realização e edição de livros de arte, como fotos dele e textos de personalidades de vários setores. Tornou-se o maior editor de livros de arte do Rio Grande do Sul.
Este novo trabalho, que teve início em 2013, tem continuidade neste ano com a realização de uma série de visitas pela região na época da vindiam. O objetivo é a elaboração de um livro que vai apresentar ao Brasil, os diferenciais deste novo terroir que tem se destacado em nível nacional,  mas que ainda necessita de ampla divulgação para o seu reconhecimento.
Na quinta-feira (27 de fevereiro) Streliaev esteve em Rosário do Sul conhecendo a vinícola Routhier e Darricarrère, uma das empresas participantes do projeto. Além  da captura de  belas imagens, o fotógrafo teve a oportunidade de conhecer a filosofia de trabalho da empresa através do contato direto com o enólogo da empresa Anthony Darricarrère.
Para a diretora de Marketing, Gabriela Darricarrère, essa integração permite ampliar a percepção do profissional e contribui para que o resultado seja ainda mais surpreendente. “O Brasil todo conhece talento de Streliaev, por isso as vinícolas se sentiram seguras para contar com o seu “olhar” no primeiro livro que será apresentado sobre a região”.

A expectativa é de que a obra seja lançada no segundo semestre de 2014. Com texto do professor Eduardo Giovannini, especialista em viticultura e enologia  e com o olhar apurado  de Leonid Streliaev, o livro deve ser tornar uma aquisição obrigatória para todos os apaixonados por vinho.Como um dos grandes incentivadores do desenvolvimento daquela região, desde que participei do lançamento da pedra fundamental da Almaden, em Santana do Livramento, há quase 40 anos, espero ter uma palhinha no novo livro do Uda.Aliás, ele está buscando mais vinícolas para participar do projeto. O ideal seria que todas da região participassem.

Nenhum comentário: