domingo, 16 de março de 2014

Azeites 05 – Mudas só com prazo de um ano




Fernando Rotondo produz mudas e azeite em Sant´Ana do Livramento

Azeitonas de Sant´Ana do Livramento chegando no lagar


O primeiro azeite que saiu do lagar da Estância Guarda Velha foi de Sant´Ana do Livramento , lá na fronteira com o Uruguai, porque Fernando Rotondo, que lá montou um olival e um grande viveiro que fornece mudas para quem quiser entrar no negócio, trouxe 3,5 toneladas de azeitonas para serem espremidas. Provei o primeiro azeite de minha terra e não só por ser dela, digo que saiu maravilhoso. Rotondo mandou elaborar os rótulos em Mendoza, na Argentina, e na próxima edição da Sial pretende colocar no mercado seu azeite, com o nome de Ouro de Sant´Ana.
O interesse pela cultura da oliveira cresceu tanto que, segundo Rotondo, só está aceitando encomendas de mudas com prazo de um ano para entrega. Sua plantadção oferece, atualmente, 20 mil mudas/ano e ele começou um trabalho de triplicação, para ofertar 100 mil mudas/ano. A arbequina predomina, mas ele tem outras variedades, inclusive a coratina.
Em Livramento mesmo, município até então dedicado mais à criação de bovinos e ovinos – é a Terra da Ovelha – e que, nos últimos anos, começou a desenvolver a vitivinicultura, com mais de cinco grandes vinícolas, já existem cinco plantadores de oliveiras. A cidade tem oliveira até em sua área urba. No estado, só entre 2012 e 2013, a área plantada cresceu 5% e já se aproxima dos 1200 hectares, transformando-se no maior produtor do Brasil. Com a indústria instalada por Batalha na Guarda Velha, já são três as indústrias a produzir azeite. As outras duas são em Cachoeira do Sul e Caçapava do Sul. Em 2015, será inaugurada uma quarta. Também há projetos do Grupo Randon , em Vacaria, e do Miolo Wine Group, em Candiota.

Nenhum comentário: