sábado, 22 de março de 2014

Taça da Madelustre entra oficialmente para o Guinness Book



                               A taça comporta 140 itros de espumantes
                               Foto Vera Damian

A supertaça fabricada pela empresa Madelustre, de Garibaldi-RS, conquistou um recorde global do Guinness Book – o Livro dos Recordes – como a maior taça de espumante do mundo. O Centro Empresarial e Cultural de Garibaldi, responsável pela documentação e inscrição no Guiness, recebeu o certificado oficial no final da tarde da última quinta-feira, dia 13 de março. 
O cálice gigante tem 219 cm de altura, 33 quilos e estrutura suficiente para contemplar 140 litros de espumante. O título foi alcançado com a quantidade de 100,5 litros, correspondentes a 134 garrafas da bebida. A marca obtida supera o recorde anterior pertencente à Ucrânia, com uma taça de 150 cm de altura e volume para 75 garrafas. 
A supertaça da Madelustre foi fabricada especialmente para a última edição da Fenachamp, realizada em outubro de 2013, em Garibaldi. O cálice permaneceu durante todo o evento na entrada dos pavilhões da Fenachamp, atraindo a atenção do público que prestigiou a festa.  
A tentativa de quebra do recorde foi no dia 12 de outubro. O público da Fenachamp pôde acompanhar o enchimento, sob a supervisão de representantes do setor de bebidas e da área de arquitetura e engenharia. Tudo foi filmado e documentado para avalizar a veracidade do feito. A partir de novas demandas dos representantes do Guinness, foi realizado um novo enchimento em 03 de fevereiro deste ano. 
“Esta foi a maior peça já confeccionada em nossa vidraria. A equipe ficou muito motivada com o desafio e não poupou esforços. O resultado final ficou muito bom e definimos que seria o marco inicial das comemorações da empresa, que em 2 de abril de 2014 completa 30 anos”, afirma Clóvis Furlanetto, diretor comercial da Madelustre.  
A produção da supertaça exigiu moldes, ferramentas e sistemas especialmente elaborados conforme as tradicionais técnicas de Murano/Itália de produção de vidro soprado e moldado. A dedicação da equipe envolveu mais de três meses de trabalho e criatividade. 
O processo de sopragem do vidro, por exemplo, precisou ser compartilhado por mais de um profissional, de forma rápida e precisa, a fim de não perder o ponto ideal de moldagem. A maior dificuldade era manter uma espessura uniforme nas paredes do corpo da taça. Para temperar a peça, foi necessário confeccionar um suporte especial e o acabamento final de corte e usinagem precisou ser improvisado, já que não cabia na máquina de corte.
Com sede em Garibaldi, na Serra Gaúcha, a Madelustre produz linhas completas de luminárias decorativas, incluindo lustres, abajures, arandelas, spots, abajures de piso, pendentes, plafons e acessórios decorativos, nos estilos clássico e contemporâneo. A qualidade de seus produtos é reconhecida em todo o Brasil e no mercado norte-americano para onde é exportada parte de sua produção. 
A empresa foi fundada em 1984 pelos irmãos Clóvis, Miguel e Rui Furlanetto. Conta com vidraria própria onde são aplicadas as técnicas de Murano/Itália para a fabricação do vidro. É destaque entre as principais fábricas de luminárias decorativas do país, marcando presença em feiras no Brasil e no exterior.
Este foi o texto enviado pelo Guiness: “Estamos muito satisfeitos em confirmar que você conseguiu, com sucesso, um novo título para o Guinness World Records: "A maior taça de espumante". Gostaríamos de parabenizá-lo por sua conquista recorde . Você é oficialmente incrível”.


Nenhum comentário: