domingo, 16 de março de 2014

Vinho da Casa de Santa Vitória recebe nota 90 em avaliação de Robert Parker





O Inevitável 2008 ganhou 90 pontos





 A qualidade dos vinhos da Casa de Santa Vitória (CSV) agradou o paladar do norte-americano Robert Parker, considerado um dos mais influentes críticos do mundo, se não o maior. Ele foi convidado a degustar quatro vinhos da vinícola do Grupo Vila Galé e garantiu não só uma espetacular nota ao Inevitável 2008 – 90 pontos, mas pontuações bastante altas para o Versátil Tinto 2012 e o Santa Vitória Reserva Tinto 2011, ambos com 86 pontos, o que impressionou por serem produtos de entrada, gama média e preços mais baixos. Parker também provou o Santa Vitória Grande Reserva Tinto 2009, que recebeu 88 pontos.
Os vinhos da Casa de Santa Vitória são todos elaborados pelos enólogos portugueses Patricia Peixoto e Bernardo Cabral.  Os quatro enviados a Robert Parker foram especialmente escolhidos entre os 14 comercializados atualmente pela vinícola. No Brasil, eles podem ser encontrados no Rio de Janeiro (Lojas Lidador, Cavist, Berguh e Confraria Carioca), em Recife (Lojas Ingá Vinhos), em Salvador (Lojas Adega Tio Sam e Supermercados Hiperideal) e em todas as unidades do Vila Galé. Para outros Estados brasileiros, o Grupo lançou em 2013 um serviço de entrega em domicílio, em que os clientes podem receber os vinhos diretamente em sua casa. Basta encomendar diretamente nos hotéis e resorts do grupo.
Resumo da opinião de Robert Parker sobre os vinhos provados:
Inevitável 2008 – 90 pontos
A alta pontuação foi dada a este blend de Cabernet Sauvignon (50%) e Syrah (50%) com quatorze meses de envelhecimento em barris de carvalho novo. É, segundo o crítico, o melhor vinho provado da vinícola. O carvalho é menos acentuado que no Grande Reserva. Convidativo ao paladar, possui uma certa cremosidade na textura e ótimo gosto. No contato com o ar, mostra mais vivacidade e agradou mais ao crítico a cada minuto. O carvalho ainda é intenso, submergindo as características das castas, mas elas aparecem com o ar e o Syrah tem os aromas mais dominantes. Um vinho para agradar a todos. Para beber até 2020.
Santa Vitória Grande Reserva Tinto 2009 – 88 pontos
Este blend 40% Touriga Nacional (40%), Cabernet Sauvignon (30%) and Syrah (30%) envelhece por quatorze meses em barris de carvalho francês. A principal impressão de Parker foi a presença marcante de carvalho e de aromas de baunilha. Tem mais estrutura que o Reserva e é mais concentrado no palato. Tem um grande equilíbrio entre qualidade e preço, e é um vinho bem construído. Pode ser bebido agora, mas tem potencial para atingir seu melhor estado em um ou dois anos. Recomenda-se beber até 2021.
Versátil Tinto 2012 – 86 pontos
O blend é composto pelas castas Touriga Nacional (30%), Trincadeira (30%), Tinta Caiada (20%) e Aragonez (20%) e passa por fermentação em tanques de aço. Segundo Parker, é agradável, com ataque compacto e possui bons aromas de flores e ervas. O crítico se surpreendeu com a melhora do vinho em contato com o ar, após trinta minutos na taça, mostrando uma melhor estrutura e boa textura. Qualidade notável a um preço acessível. Recomenda-se o consumo até 2017.
Santa Vitória Reserva Tinto 2011 – 86 pontos
Composto por Touriga Nacional (30%), Trincadeira (20%), Cabernet Sauvignon (20%), Merlot (15%) e Syrah (15%), este blend passa por envelhecimento em barris de carvalho francês novo por nove meses. Segundo o crítico, o carvalho aparece logo no início, dando certa cremosidade junto aos taninos mais maduros. Mais expansivo e com menos frescor que o vinho anterior, tem maior concentração no palato médio.  Consumir até 2018.
Sobre a Casa de Santa Vitória
Fundada em 2002 no Alentejo em Portugal, a Casa de Santa Vitória faz parte do Grupo Vila Galé. Atualmente, é um dos principais produtores da região e aposta na elaboração e comercialização de vinhos e azeite de alta qualidade a preços bastante competitivos. A excelência de seus produtos tem sido constantemente confirmada com diversas premiações, tanto nacionais quanto internacionais. No Brasil, a CSV conquistou em 2012 e em 2013 o prêmio de “Melhor Vinho Tinto do Velho Mundo”, durante a Expovinis, com o Santa Vitória Touriga Nacional 2008 e com o Santa Vitória Grande Reserva Tinto 2008, respectivamente.

O grupo Vila Galé é responsável pela gestão de 24 unidades hoteleiras, sendo 18 em Portugal e 6 no Brasil, o grupo conta hoje em dia com cerca de 2.400 funcionários que formam uma equipe coesa com uma enorme paixão pela hotelaria e pelo turismo nacional. Sua missão é definida com a frase “Sempre perto de você” que, aliada aos seus valores, tem mantido o Vila Galé um dos melhores grupos hoteleiros do mundo ao longo de seus 25 anos de existência. 

Nenhum comentário: