O presidente da Associação Gaúcha de Supermercado - Agas, Antônio Cesa Longo, entende que a diversificação da produção é o melhor caminho para o segmento vinícola alavancar seu crescimento em 2013. “Acreditamos numa grande oportunidade de crescimento da cadeia produtiva deste setor, já que o vinho branco é um enorme mercado a ser criado e representa atualmente apenas 14% do total da venda da categoria, e o suco de uva teve um crescimento de até 40% no mercado interno no último ano”, defende Longo.
Segundo ele, a indústria vinícola não pode ficar refém do vinho tinto, que depende do clima frio para o crescimento das vendas. “Em um dia de inverno, se a temperatura estiver 5ºC, a venda de vinhos é em média 400% superior ao mesmo dia, se tivermos 20ºC”, explica o presidente da Agas. A proposta também é aumentar o consumo do vinho em geral, que ainda é muito pequeno no Brasil, na comparação com outros países. Atualmente, são menos de dois litros por brasileiro ao ano, e a ideia é chegar a 2,5 litros – ainda distante dos 10 litros/ano consumidos nos Estados Unidos, por exemplo. Conforme dados da Agas, os supermercados respondem por 70% da comercialização dos vinhos brasileiros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário