domingo, 9 de dezembro de 2012

Governo Federal e setor vitivinícola alinham agenda positiva


Implantação Nacional do Cadastro vitivinícola e regulamentação do vinho artesanal foram debatidos com representantes do Ministério da Agricultura em Bento Gonçalves. A parceria do governo federal para construção de controles e normatizações mais efetivas motivou reunião de representantes do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) com as entidades do setor vitivinícola nacional na tarde de terça-feira (4), em Bento Gonçalves.
Recém empossados nos cargos, o Secretário Substituto de Defesa Agropecuária e Diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV/SDA), Ricardo da Cunha Cavalcanti Júnior, e o Coordenador Geral de Vinhos e Bebidas (CGVB/DIPOV), Álvaro Viana, ouviram e responderam aos pleitos apresentados pelos dirigentes das entidades da Uva e do Vinho. Ao todo, 20 pessoas participaram da reunião, que teve duração de duas horas e meia, na sede da Embrapa Uva e Vinho.
Entre os temas apresentados, a implantação em todo o país do cadastro vitícola e vinícola, assim como a regulamentação do vinho artesanal foram os temas que demandaram maior atenção no encontro. Entretanto, o andamento do Decreto que regulamenta a Lei do Vinho, o reconhecimento das Indicações Geográficas, a equiparação da rotulagem de vinhos nacionais e importados, algumas práticas enológicas, o Programa Alimento Seguro, entre outros assuntos, também foram abordados na ocasião.
“Particularmente não vejo nenhum problema de o gerenciamento deste controle ser feito por uma entidade do setor privado. O diferencial competitivo da cadeia produtiva será dado pela seriedade de seus atores”, observou Cavalcanti sobre a ampliação dos cadastros para o restante do país. “Queremos maior fiscalização e a implantação desta ferramenta nos demais estados produtores irá ajudar bastante”, salientou o vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Eduardo Piaia.
Como balanço final, tanto os representantes do setor como os do governo federal concordaram que a construção de uma agenda positiva e a busca por soluções conjuntas é o melhor resultado nesta aproximação. “O que se faz no mundo todo é o autocontrole, pois o Governo Federal não tem condições de fazer toda a fiscalização necessária. O Ministério da Agricultura pode ajudar criando normas mais eficientes, mas temos que construí-las a quatro mãos” concluiu Cavalcanti. O secretário solicitou ao diretor técnico do Ibravin que encaminhasse os pontos apresentados para uma análise mais criteriosa pelo departamento que coordena. “Essa sensação que estou tendo, de sermos tratados como parceiros, é fantástica. O objetivo é construirmos uma agenda única para o setor do vinho. Nem tudo podemos resolver, mas queremos ajudar no que nos for possível”, concluiu Cavalcanti.

Nenhum comentário: