domingo, 2 de dezembro de 2012

Churrasco e vinho: combinação cada vez mais perfeita


Sommelier da vinícola Nieto Senetiner mostra que o vinho harmonizado com o bom e velho churrasco está caindo cada vez mais no gosto do brasileiro.
Contrariando o que muitos pensam, churrasco combina sim – e muito – com vinho. Sem entrar em detalhes em relação à preparação, cortes de carne e os segredos de um belo churrasco, Mauricio Marcondes, sommelier da vinicola argentina Nieto Senetiner no Brasil, propõe, para quem já está cansado da fórmula “caipirinha+cerveja”, uma maneira de incrementar sua churrascada e, de quebra, dar um toque de distinção na festa.
“O vinho, em especial o vinho tinto, possui uma substância chamada tanino, que tem o poder de equilibrar a suculência/gordura das carnes e manter o seu paladar em plena atividade por mais tempo”, explica Mauricio. Ou seja, é possível comer mais sem ficar com aquela sensação de saturação na boca. O tanino é na verdade o pigmento que fica na casca das uvas tintas e é o responsável pela cor “vermelho-arroxeada” do vinho. Ele é por natureza amargo e adstringente e é essa adstringência que tem o poder de “neutralizar” aquela sensação gordurosa (no melhor dos sentidos) que as carnes, grelhadas em especial, possuem.
Outra dica do sommelier para incrementar sua churrascada e não desanimar de tomar um vinho no calor é ter sempre à mão um espumante bem gelado. “O espumante além de refrescar é um ótimo acompanhamento para todos os petiscos que precedem as carnes: a saladinha, os salgadinhos, os pães de alho, o queijo coalho, etc. E é também um preferido entre as mulheres”, afirma Mauricio que complementa, “começe sua festa com os espumantes, de preferência as versões mais secas (como os Brut ou Brut Nature), que vão amenizar o calor e deixar os convidados no clima de festa e depois, quando as carnes começarem a sair, passe para os tintos”.
O ideal é escolher tintos de corpo mais leve e taninos mais suaves, não é uma boa aquele super encorpado e aromático que vai acabar dominando todos os sabores. “São boas opções uvas como a Malbec, a Merlot, a Cabernet Sauvignon (desde que tenham a madeira bem integrada), a Syrah, enfim, vai de acordo com sua preferência. Estes vinhos, geralmente na faixa dos R$30 a R$40, são mais fáceis de beber e são ótimos acompanhamentos para um belo churrasco”, sugere Mauricio.
O desafio está lançado! Mas, não precisa esperar até o ano que vem pra testar. Chame seus amigos no próximo final de semana, pegue umas garrafas de vinho e bom apetite!

Sugestões do Sommelier

Espumante Brut Nature Nieto Senetiner: produzido 100% com uvas Pinot Noir, este espumante apresenta uma leve coloração salmão, é muito frutado e extremamente refrescante. Ideal para o calor e para petiscar.
Nieto Senetiner Reserva - Cabernet Sauvignon/Syrah: um blend de clássicas uvas francesas, este vinho passa 12 meses em barrica de carvalho francês. Sua estrutura e taninos agradáveis o torna ideal para tomar com carnes.
Nieto Senetiner Reserva - Malbec/Petit Verdot: em uma variação inovadora esse corte com a petit verdot apresenta uma nova dimensão ao clássico malbec. Com taninos macios e interessantes aromas frutados, este vinho é uma bela variação para os fãs da malbec argentina.
Malbec DOC: produzido 100% com a uva malbec, com taninos macios e muito harmonioso, o Malbec D.O.C. da Nieto Senetiner já se tornou um clássico. Sua estrutura o torna o acompanhamento perfeito para carnes grelhadas ou assadas.



Nenhum comentário: