domingo, 2 de dezembro de 2012

A Proteste garante que vinho bom nem sempre é vinho caro

A Proteste Associação de Consumidores testou 55 vinhos brancos nacionais e importados e constatou que um dos mais bem avaliados custa cinco vezes menos do que o mais caro encontrado no estudo. Ou seja, dá para comprar até cinco garrafas a mais e levar para casa uma bebida mais barata e com qualidade superior.
Na compra do brasileiro Clos des Nobles Riesling, pelo preço mínimo encontrado no mercado, é possível economizar até R$ 43,50 em comparação com o vinho mais caro da avaliação, o Casa Valduga Gran Reserva. E que foi mais bem avaliado.
Foram encontrados pelos sommeliers três vinhos oxidados: Santa Ana, Santa Rita e Santa Helena. A oxidação ocorre por causa do excesso de ar e altera a cor do vinho, comprometendo sua qualidade. O problema pode ocorrer por falhas na vedação ou conservação inadequada da garrafa, e não ser uma característica de fábrica dos produtos.
Cinco vinhos continham ácido sórbico, aditivo usado como conservante e que evita a refermentação da bebida. São eles: J.P. Chenet, C’annata, Casal Garcia, Acácio e Marcus James. Como esse aditivo pode alterar a característica sensorial do vinho essas marcas perderam pontos na avaliação.
Fizeram parte do estudo vinhos nacionais, argentinos, chilenos, portugueses, franceses e italianos, das safras de 2009 a 2011 e que custam de R$ 10,50 a 69,90. O resultado completo está na revista Proteste de dezembro, distribuída aos cerca de 300 mil associados, e no link: http://www.proteste.org.br/comparar-produtos/alimentacao/nc/vinhos
Todos os produtos passaram por análise dos rótulos, teor de acidez, grau de oxidação e quantidade de conservantes. E foram feitas duas degustações, com consumidores comuns e sommeliers. O primeiro grupo degustou as bebidas para avaliar seus aromas e sabores. Os especialistas, em contrapartida, buscaram possíveis defeitos nos vinhos.
Todas as amostras foram bem avaliadas pelos dois grupos, porém percebeu-se grande diferença no paladar: o nacional Marcus James foi o vinho mais apreciado pelos leigos. Para os sommeliers, o posto de melhor vinho foi conquistado pelo português Porca de Murça.
Os vinhos Almadén Sauvignon Blanc e Santa Ana também foram bem apreciados pelo consumidor comum. Já o vinho Gato Negro agradou tanto leigos como especialistas.





Nenhum comentário: