quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Vinhos do Brasil dão bicampeonato à Restinga no Carnaval de Porto Alegre


Pessoal do Ibravin caiu no samba

Preto e o puxador de samba Wander Pires
Fotos Dulce Helfer / Divulgação / Ibravin
........

Eu não acreditei muito na mistura de vinho com carnaval, mas, agora, o jornalista Orestes de Andrade Jr., assessor de imprensa do Ibravin, manda dizer-me que o vinho deu sorte à escola de samba da Restinga, em Porto Alegre, e ela ganhou o bicampeonato do Carnaval portoalegrense. Ele informa que, com o objetivo de democratizar o consumo de vinho no Brasil, nove empresas reunidas pelo Instituto Brasileiro do Vinho apoiaram o desfile bicampeão da escola de samba Estado Maior da Restinga.
Com o tema sobre os “Vinhos do Brasil”, a escola de samba Estado Maior da Restinga conquistou o bicampeonato do Carnaval de Porto Alegre. Após ser consagrada pelo público no desfile de sábado (18), que encerrou com a distribuição de quatro toneladas de uva para quem estava no Porto Seco, a escola da Zona Sul de Porto Alegre venceu a apuração, totalizando 238,3 pontos, um décimo à frente da segunda colocada. “Começamos o ano com o pé-direito”, afirma o gerente de Marketing do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Diego Bertolini. “Este vai ser o ano do vinho brasileiro, que fechou o ano com 7% de aumento na venda de vinhos no País, e teve uma série de medidas anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff na Festa da Uva, que darão maior competitividade aos rótulos verde-amarelos”, destaca.
A comemoração do título acontece na quadra da escola, na Restinga. Um brinde coletivo, às 22h, com 60 caixas de espumantes brasileiros, celebrará a união campeã do Ibravin com a comunidade da Tinga. A ação no Carnaval de Porto Alegre teve por objetivo democratizar o consumo de vinho no Brasil. “O Carnaval é uma grande festa popular, que pode nos ajudar a ter uma mudança de atitude, ou seja, o consumo de vinhos e espumantes, além do suco de uva, em ocasiões inusitadas”, explica.
A proposta deu resultado. Pelo menos no sambódromo da Capital Gaúcha. Nas duas noites de desfiles das escolas do Grupo Especial foram comercializadas 1.080 taças de espumantes e frisantes para o público presente nas arquibancadas do Complexo Cultural de Porto Seco. O preço de cada taça era de R$ 3, vendida por equipes volantes com carrinhos tipo picolé personalizados. “Nunca ninguém imaginou vender espumante na arquibancada do sambódromo. Provamos que isso é possível”, salienta Bertolini.
O investimento do Ibravin e de nove vinícolas – Aurora, Canção, Cooperativa São João, Dunamis, Famiglia Valduga (Domno e Casa Valduga) Fante, Miolo Wine Group, Perini e Salton – no Carnaval de Porto Alegre faz parte de um projeto que pretende alcançar São Paulo e Rio de Janeiro nos próximos anos. “Foi um ensaio vitorioso para levarmos os Vinhos do Brasil para o Carnaval do centro do país”, revela.
O maior camarote coletivo do sambódromo de Porto Alegre foi ocupado pelo Ibravin. Com o tema Vinhos do Brasil, o espaço teve 24 metros de comprimento. No hotel Holiday Inn havia transporte de hora em hora levando para o Sambódromo, com retorno também de hora em hora. Assim os convidados puderam deixar seus veículos no estacionamento do hotel. “Estimulamos o Carnaval seguro”, ressalta Bertolini.
O camarote esteve ambientado com a campanha criada pela agência Escala, que traz a mensagem “Seja original. Beba vinho brasileiro no Carnaval.” “Carnaval é para sair da rotina, inclusive na hora de beber” é a frase que completou a ideia da ação dos Vinhos do Brasil no Carnaval deste ano de Porto Alegre. “Tivemos uma exposição grandiosa da história e da situação atual do vinho brasileiro em horário nobre na televisão aberta, além de atingirmos 10 mil pessoas por noite no sambódromo”, contabiliza gerente de Marketing do Ibravin.
“Faz bem pra alma e pro coração. Deixa o meu samba te embriagar. Um sentimento sem moderação. Eu sou Restinga”. Este foi o refrão do samba-enredo da Tinga em homenagem aos “Vinhos do Brasil”, que teve sua história contada por cinco carros alegóricos e 21 alas. Duas alas em especial foram formadas por cerca de 100 moradores dos Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves. O grupo das danças folclóricas da localidade esteve caracterizado com os trajes de gala utilizados por italianos e ainda com a roupa dos imigrantes ao chegarem em Bento.

Confira o samba-enredo campeão escrito pelos compositores André Diniz e Wander Pires.

Da mitologia à realidade, a Tinga de Taça na Mão! Vinhos do Brasil, sinônimo de qualidade, saúde, prazer e prosperidade!

Mania de erguer a taça
É o cisne
O meu orgulho e meu maior prazer
Tingiu sua história de amor e de raça
Brindando vitórias, o povo se abraça
Em linda comunhão
É festa, luta em louvação
É o vinho, mitologia, caminho, filho de Zeus
Divinos cachos, passos, Baco em taças de ouro
Fez da sagrada cultura, o néctar da humanidade
Transbordou o velho mundo
E foi ganhando brasilidade
No Sul foi se espalhar, missões a consagrar
Se apaixonou por essa terra, subiu a Serra
E tanta qualidade fez brotar
Mãos imigrantes nutriram o sonho
Brotou alegria
Ramos florescem saber à altura
No gelo, há jóia madura
Pelo velho Chico, um jovem sabor
Meu Rio Grande projetou
Passado, presente, valor sem igual
Heranças do tempo colonial
Festa da Uva, a nostalgia de Caminhos de Pedra
Por velhos trilhos da Maria Fumaça
Simbolizando, a história me espera
Tem cheiro de história no ar
Exala o sabor que me chama
É hora de comemorar
Tinga, teu povo te ama!
Faz bem pra alma e pro coração
Deixa meu samba te embriagar
Um sentimento sem moderação
Eu sou restinga".

Saiba mais

Estado Maior da Restinga
- Fundação: 20 de março de 1977
- Cores: verde, vermelha e branca
- Símbolo: cisne branco
- Bairro: Restinga
- Presidente: Robson Dias (Preto)
- Carnavalesco: Paulo Jorge
- Intérprete oficial: Wander Pires
- Diretor de bateria: Mestre Guto
- Mestre-sala e porta-bandeira: Chula e Priscila
- Enredo: A Restinga Multirracial Celebra a África de Mandela na Festa do Carnaval
Do povo
A Estado Maior da Restinga, fundada em 1977, a conta com a força de sua comunidade, onde vivem quase 200 mil pessoas na Zona Sul de Porto Alegre. Um dos destaques é a bateria, formada quase que totalmente por moradores do bairro. O orgulho de fazer parte da escola é demonstrado pelo grito de guerra mais conhecido do Carnaval porto-alegrense: “Tinga, teu povo te ama!”

Nenhum comentário: