quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Livramento sediou abertura da colheita de uva na Campanha Gaúcha

Nesta quinta-feira (2 de fevereiro), às 16h, ocorreu a Abertura Oficial da Colheita da Uva Safra 2012 na Campanha Gaúcha. O evento foi realizado nos vinhedos de Luis Pedro Escosteguy, em Santana do Livramento, e contou com a presença do secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, do diretor-executivo do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Carlos Raimundo Paviani, e demais autoridades locais e regionais.
A expectativa é que as 17 vinícolas em funcionamento na região colham uma safra de 10 milhões de quilos de uva, cerca de 20% superior à safra de 2011 na área. A informação é do presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha, Afrânio Moraes Filho. Conforme ele, a produção deve gerar aproximadamente 7 milhões de litros de vinho.
“Na prática, a colheita começou há seis dias e causou uma grande surpresa. Essa é a melhor safra de uvas colhidas na região desde 2005, e o clima no Estado foi o fator fundamental para isso”, afirma Afrânio. Ele aponta que desde as horas de frio, no inverno, que foram suficientes para o período de dormência da uva, até a maturação da fruta durante a atual estiagem, que contribui para que as uvas apresentem agora um grau de açúcar elevado, foram elementos importantes e favoráveis que contribuíram para que a safra atual pudesse ser qualificada como excepcional.
O Ibravin projeta uma colheita entre 560 e 600 milhões de quilos de uva no Rio Grande do Sul este ano. A safra passada foi a maior da história, com 707,2 milhões de quilos de uvas. “Tradicionalmente, a Campanha Gaúcha tem safras estáveis. Mas este ano teremos uma matéria-prima de excelente qualidade, que vai gerar vinhos de primeira classe”, observou Paviani.

Nenhum comentário: