quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Espumante Valduga 130 é destaque no Wall Street Journal
Vinho brasileiro é destaque no Wall Street Journal
O vinho brasileiro foi destaque no The Wall Street Journal, edição do último sábado, 11 de fevereiro. O espumante 130, da Casa Valduga, foi o destaque da matéria, que tratou da culinária, do turismo, da arte do Brasil. O espumante brasileiro foi degustado pela jornalista Leatie Teague, por meio da representante do projeto Wines of Brasil nos Estados Unidos, Nora Favelukes. O projeto setorial integrado Wines of Brasil, realizado em parceria entre o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), tem o objetivo de posicionar o produto brasileiro no mercado internacional por meio da promoção do vinho fino engarrafado.
Os Estados Unidos fechou 2011 como o 4º principal mercado para os vinhos brasileiros. O país norte-americano caiu duas posições no ranking, apesar de as exportações de rótulos brasileiros terem alcançado um crescimento de 29,7% no valor exportado e de 26,6% no preço médio por litro exportado pelas vinícolas associadas do projeto Wines of Brasil, passando de US$ 2,63 o litro em 2010 para US$ 3,33/litro em 2011. “Conquistamos mais mercados nos Estados Unidos, que só caiu no ranking pelo grande crescimento de outros países, como Holanda e China”, explica Andreia. Considerando os valores exportados em 2011, os Estados Unidos representa 10,7% das exportações feitas pelas vinícolas brasileiras e 14% se considerados os volumes.
Andreia destaca a inclusão de 22 vinhos brasileiros nas churrascarias dos Estados Unidos que participaram da promoção da Apex-Brasil na Fórmula Indy. No ano passado, ainda foi realizado um trabalho de “Brand Analysis” com 12 vinícolas integrantes do Wines of Brasil com o objetivo de auxiliar as empresas em relação à adaptação dos produtos ao mercado norte-americano.
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