quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Mercado brasileiro: o vinho veio para ficar

Está se aproximando a Expovinis. Será de 24 a 26 de abril, em São Paulo. Com expositores cada vez mais expressivos, o ExpoVinis Brasil – 16º Salão Internacional do Vinho será realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. Distribuído em um espaço de 18 mil metros quadrados, o salão exibirá rótulos nacionais e internacionais para todos os gostos e paladares.
Apesar da crise mundial, o varejo de vinho no Brasil passa por expressivas mudanças e a entrada de rótulos importados no mercado nacional ganha cada vez mais ritmo e espaço. Somente no primeiro semestre de 2011, a estimativa de crescimento médio foi de 28% em relação ao mesmo período em 2010, tornando o mercado mais favorável para investimentos.
Segundo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e com base em informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a importação de vinho italiano, por exemplo, aumentou 58,57%. A alta nas importações de vinho português foi de 24,8%, quase similar à compra de vinhos espanhóis, que cresceu 22,32%. Já a de vinhos franceses aumentou 11,76%. E com este impulso do setor no mercado nacional, países da América do Sul, como Argentina e Chile, também apostam cada vez mais no destino brasileiro para depositarem seus estoques.
Com a presença dos rótulos internacionais e a ascensão dos produtores nacionais, que não só conquistam a cada ano o gosto do consumidor brasileiro, mas também de outros países, pode-se dizer que o consumidor brasileiro está muito bem servido quando o assunto é vinho.
Para fomentar os negócios deste encantador e lucrativo setor, o ExpoVinis Brasil – 16º Salão Internacional do Vinho, a ser realizado entre os dias 24 e 26 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, atua como um catalisador, reunindo os principais produtores nacionais e internacionais e mais de 18 mil visitantes.
“O consumidor brasileiro é sofisticado e por esse motivo exige que o Varejo em geral e, principalmente, os restaurantes, apresentem variedade, qualidade e preço, além de um serviço impecável,” afirma Domingos Meirelles, Diretor Geral da Exponor Brasil, promotor do ExpoVinis Brasil.
TOP TEN
Consagrada como a mais representativa prova de vinhos organizada no País, o Top Ten é presidido por Jorge Lucki e José Ivans Santos. Conta um júri de alto nível composto por jornalistas, sommeliers, degustadores de associações e de escolas. O concurso selecionará os dez melhores rótulos do ExpoVinis Brasil 2012. A escolha será entre os vinhos tintos, brancos, espumantes, rosés e fortificados/doces.
Serviço:
ExpoVinis Brasil 2012
16ª Salão Internacional do Vinho
24 a 26 de abril de 2012
Expo Center Norte – Pavilhão Azul - Vila Guilherme – São Paulo
Informações e credenciamento visitantes: www.exponor.com.br
Dia 24 das 13h às 21h –(exclusivamente para profissionais do setor.)
Dia 25 das 13h às 21h / Profissional / 17h às 21h / consumidor final
Dia 26 das 13h às 20h / Profissional / 17 h às 20h / consumidor final
Ingressos (Consumidor Final): R$ 50,00 incluindo taça para degustação. Estudantes de Hotelaria, Nutrição, Gastronomia, Enologia e Turismo pagam R$ 25,00. Não inclui taça (necessário apresentar identidade e comprovante do curso que não seja carteirinha de estudante).
Entrada franca para profissionais do setor (necessário apresentar identidade ou CPF e comprovante profissional). Não é permitida a entrada de menores de 18 anos. Necessário apresentar carteira de identidade.

Nenhum comentário: