sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Suco 100% uva e o resveratrol estão na moda






Suco de uva está na moda, faz bem à saúde e à beleza.
Foto Ibravin
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Seis empresas – Galiotto, Casa Madeira, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Perini, Gran Legado e Campestre – reunidas pelo Ibravin mostraram seus produtos no São Paulo Fashion Week, em janeiro. O suco 100% de uva brasileiro está na moda. O produto que mais cresce no setor vitivinícola esteve presente no São Paulo Fashion Week. Seis empresas que elaboram suco com 100% de fruta, sem adição de água nem açúcar, promoveram a degustação de seus produtos no maior evento de moda do país. Galiotto, Casa Madeira, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Perini, Gran Legado e Campestre foram reunidas pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), em parceria com a Abest (Associação Brasileira de Estilistas) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções).
A estreia do suco 100% uva foi no lounge da Abit e da Abest na Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera, sede dos lançamentos do inverno 2012 da 32ª edição do São Paulo Fashion Week, que este ano recebeu estrelas como o ator Ashton Kutcher, Alessandra Ambrosio e Rosie Huntington-Whiteley, uma das mulheres mais belas do mundo, modelo da Victoria's Secret e estrela do filme "Transformers". O local recebeu diariamente cerca de 300 pessoas, entre estilistas, jornalistas, formadores de opinião e convidados vip das associações organizadoras. Cada empresa participante é responsável por abastecer o lounge com um de seus sucos 100% uva durante um dia, de forma exclusiva.
No folder entregue sobre os produtos e as empresas, o Ibravin aproveitou para explicar a diferença entre os diversos tipos de suco de uva disponíveis no mercado. O suco integral tem 100% da fruta, sem adição de água ou açúcar. O néctar tem até 30% de fruta (uva), é diluído em água e adoçado. A bebida ou refresco de uva possui de 8% a 30% de fruta ou polpa, é diluído em água e pode ser adoçado. E o suco desidratado tem 1% da fruta, pois é obtido pela desidratação do suco integral.
“Em um ambiente que consagra a beleza, cuidar da saúde é fundamental, e o suco 100% uva carrega uma série de benefícios à saúde”, afirma o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. “Suco de uva está na moda. Fechamos o ano passado com quase 30% de crescimento nas vendas do suco 100% uva, que além de ser refrescante, faz muito bem pra saúde”.
Segundo levantamento do Ibravin, o mercado de suco de uva tem crescido a uma média de 15 a 20% por ano, sendo que os sucos integrais (com 100% da fruta) têm incremento ainda maior, ao redor de 30%. “Toda a produção tem sido absorvida, o que leva as empresas a apostarem nesse produto”, comenta Bertolini. Em três anos, a comercialização de suco de uva 100% natural aumentou 132% no Brasil, passando de 13,7 milhões de litros em 2007 para 31,8 milhões de litros em 2010. A expectativa é fechar 2011 com um volume recorde no Brasil: a colocação de mais de 40 milhões de litros de suco 100% uva.
A demanda crescente pelo suco de uva 100% natural está modificando a realidade no campo. Nas duas últimas safras, a metade das uvas comuns (americanas ou híbridas) colhidas no Rio Grande do Sul, estado responsável por cerca de 90% da produção brasileira, foi destinada para a produção de suco. Nos anos anteriores, a média ficava em 30%. “Isso se deve à crescente aceitação dos consumidores ao suco de uva, especialmente o 100% integral, que não contém adição de água nem açúcar”, avalia o gerente de Marketing do Ibravin.
Segundo estudo publicado no site das pesquisadoras Caroline Dani, Livia Oliboni, João Henriques e Mirian Salvador, a uva, que é a variedade de fruta mais cultivada no mundo, – e o seu suco – “induzem uma importante atividade antioxidante, antiplaquetária, antitumoral e antimutagênica”.
Ou seja, pesquisas apontam que os sucos de uva, tanto branca quanto tinta, são ricos em compostos bioativos capazes de diminuir o dano causado pelo estresse oxidativo, auxiliando na prevenção de muitas doenças relevantes, como câncer, doenças cardiovasculares e neurológicas. “O suco de uva pode ser incluído na dieta de crianças e pessoas idosas, casos em que bebidas alcoólicas não são indicadas”, sugerem os pesquisadores.
Uma das virtudes de todo suco natural é ter características organolépticas marcantes da fruta que o gerou, aponta o enólogo Adolfo Lona. No caso dos sucos de uva, os provenientes de variedades de origem europeia, utilizadas para obter vinhos finos como Chardonnay, Riesling, Merlot e Cabernet Sauvignon, não apresentam as características da casta. “São neutros, sem graça”, diz ele. “Já os elaborados a partir de uvas da espécie Americanas e/ou híbridas como Concord, Seibel e Isabel – abundantes na Serra Gaúcha – são extremamente ricos em aromas e gosto de uva”, assegura Lona.
É por este motivo que o suco brasileiro é muito apreciado e raro, porque na grande maioria dos países produtores o cultivo das espécies americanas é proibido, como na França, por exemplo. Tradicional produtor e exportador de suco concentrado, o Rio Grande do Sul possui indústrias existentes desde a década de 70, estando entre as mais modernas do mundo. Adolfo Lona garante que o consumidor que provar o suco de uva brasileiro irá descobrir um produto natural, puro, integral e sem álcool. E mais: “que reúne todos os benefícios à saúde que os derivados das uvas tintas oferecem devido à presença do resveratrol”.
O que eu não consigo explicar e responder é uma pergunta que vários leitores me fazem: por que o suco de uva é tão caro, comparado com o preço do próprio vinho, se, ao que parece, ele é mais fácil de ser produzido do que o vinho? Já fiz esta pergunta a vários produtores e nenhum conseguiu me satisfazer com suas explicações. Gostaria que algum produtor – ou o próprio Ibravin, que possui bons técnicos e analistas – me desse uma explicação clara e compreensível sobre o preço do suco de uva. Só para exemplificar: dia destes, participei de uma reunião com oito jornalistas especializados em economia e nenhum soube justificar o preço do suco de uva. Aliás, como acham que eu entendo alguma coisa, disseram que eu é que deveria saber...

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