quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Vale dos Vinhedos abriu oficialmente a vindima


As lindas Rainhas no meio dos vinhedos

A pisa das uvas foi disputada entre os participantes

O anfitrião Moysés Michelon liderou a colheita

Filó italiano reviveu as antigas festas
Fotos: Gilmar Gomes
....................


A abertura oficial da vindima no Vale dos Vinhedos, realizada no sábado, 28 de janeiro, no Hotel Villa Michelon, movimentou o roteiro naquele final de semana. Este ano, não participei.
Visitantes de todas as partes do Brasil, inclusive do exterior, aproveitaram a programação para viver a experiência de colher e pisar uvas, além de se divertir em um filó italiano regado a produtos coloniais, jogos típicos e muita cantoria. As atrações oferecidas pelos empreendimentos em torno da vindima – vinícolas, hotéis, restaurantes -, seguem até 11 de março devendo atrair cerca de 50 mil turistas, 14% mais que no mesmo período do ano passado.
Uvas brancas, rosés e tintas foram colhidas no Parreiral Modelo do Hotel Villa Michelon. Entre um cacho e outro, pausa para provar a doçura das uvas, uma experiência que só pode ser vivida nesta época do ano. Já com os cestos cheios era hora de voltar para a Casa do Filó e o Memorial do Vinho para o momento da pisa. Com os pés nas uvas, a rainha do Vale dos Vinhedos, Vanessa Crestani, e as princesas Letícia Dal Magro e Camila Milani, começaram a pisa, que foi seguida por crianças e visitantes. Todos queriam entrar na mastela e reviver a prática dos imigrantes italianos.
Dali os participantes seguiram para o Salão da Comunidade 8 da Graciema onde aconteceu a bênção aos vitivinicultores e o filó italiano. “A festa deste ano foi a mais animada de todas. Comunidade e visitantes se divertiram como nunca”, comemorou o diretor do Hotel Villa Michelon, Moysés Michelon. Copa, queijo, salame, pães, cucas e vinhos, espumantes e suco de uva de 16 vinícolas associadas à Aprovale, além do artesanato regional, rechearam o evento. A festa, que iniciou às 17h, se estendeu até a meia-noite.
O presidente da Aprovale, Rogério Carlos Valduga, disse que a vindima é motivo de comemoração e de orgulho para o Brasil. “Mostramos para o mundo que sabemos fazer vinhos e espumantes de alta qualidade e atender bem quem nos visita também é nosso dever”, destacou, ressaltando que o Vale dos Vinhedos é atração o ano inteiro. Dos 146 prêmios conquistados por vinhos e espumantes brasileiros em concursos internacionais em 2011, 53 (36%) são do Vale dos Vinhedos.
O evento foi promovido pelo Hotel Villa Michelon, em parceria com a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) e integra a programação do Bento em Vindima 2012. Estiveram presentes representantes da secretaria de Turismo, de Desenvolvimento da Agricultura, e subprefeitura do distrito. A promoção do Bento em Vindima é da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), com apoio de entidades e associações de turismo. Informações no site vindima.bentogoncalves.rs.gov.br.
Esbanjando otimismo, viticultores e vinicultores do Vale festejam a qualidade da uva. As variedades para base de espumante – chardonnay e pinot noir -, colhidas durante o mês de janeiro, já confirmam uma das melhores safras dos últimos tempos para esta bebida. A expectativa agora é para as uvas viníferas que vão originar os vinhos brancos e tintos. “Se o clima continuar favorável, certamente teremos uma vindima consagrada. O consumidor pode ter certeza de que teremos vinhos e espumantes com qualidade superior”, garante o diretor técnico da Aprovale, Daniel Dalla Valle. Esta semana os produtores do roteiro começam a colher a variedade chardonnay para vinho e no final de fevereiro será a vez das tintas como cabernet sauvignon e merlot. Mais de 11 milhões de quilos de uvas viníferas deverão ser colhidas no Vale dos Vinhedos até março, quando encerra o período da colheita, gerando uma produção de mais de 8 milhões de litros.

Um comentário:

ana marconato disse...

olá,
sou designer gráfico e gostaria de usar a foto das pessoas pisando as uvas em um livro sobre alimentação destinado a índios Wajãpi (Amapá). este livro não será comercializado, mas distribuído entre os índios e integra uma série de livros produzidos pelo Instituto Iepé, voltado à educação indígena.
caso o uso da foto seja autorizado, posso enviar um PDF do livro depois de pronto (por favor, me diga qual o email). peço a gentileza de me enviar o crédito da foto, da forma como deverá aparecer no livro.
obrigada pela sua atenção,
Ana Marconato