sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

320 produtores irão expor na Festa da Uva

A Exposição de Uvas irá premiar nas categorias Variedades Isoladas, Conjunto
de Variedades e/ou Mostra de Uva Orgânica e Transição para orgânica. A Exposição de Uvas da 29ª Festa Nacional da Uva e 23ª Feira Agroindustrial irá reunir 320 expositores. Os expositores irão concorrer nas modalidades Variedades Isoladas, Conjunto de Variedades e/ou Mostra de Uva Orgânica e Transição para orgânica. A exposição será montada na entrada do Centro de Eventos, onde serão instaladas grandes vitrines de vidros para a mostra das uvas. O prazo para inscrições encerrou no dia 20 de janeiro.
Nas categorias de variedades isoladas os expositores estarão concorrendo com as seguintes variedades: Bordô, Isabel, Niágara branca, Niágara rosada, Lorena, Moscato Embrapa, Moscato branco, Cabernet Sauvignon, Merlot, Itália e Rubi. Os expositores devem entregar as uvas no dia 15 de fevereiro, das 8h às 10h, na entrada do Centro de Eventos, para que possam ser julgadas antes da abertura da festa. Os vencedores serão premiados com uma viagem para a Região Vitivinícola de Mendoza na Argentina.
"Em 2010 tivemos 359 expositores. A redução se deve as adversas condições climáticas que sofremos nos últimos meses. Iremos contar com 320 participantes e sem dúvida é um excelente número. A mostra é um dos principais atrativos do evento e os visitantes verão uma mostra de alta qualidade", explica o diretor de Agricultura, Nestor Pistorello.
O julgamento será feito por uma equipe de profissionais com experiência em viticultura, que adotando critérios próprios e agindo com o máximo rigor e imparcialidade, julgará uvas numeradas, sem conhecer a identidade do produtor.
De acordo com Pistorello, os critérios de julgamento será padrão varietal e comercial que a variedade se destina, sanidade, uniformidade de maturação e de tamanho das bagas e ausência de resíduos e impurezas. No caso dos conjuntos, além destes critérios, será avaliado o efeito visual, a distribuição espacial dos cachos no painel e a facilidade de localização das variedades.
“As amostras deverão ser colhidas e transportadas com todo o cuidado, trazendo parte do sarmento e conservando seu aspecto natural, inclusive separadas e identificadas por variedade, acondicionadas em caixas descartáveis com identificação do produtor", observa o diretor.
Uva para degustação
A partir desta quarta-feira, dia 25, começam a chegar para armazenamento os primeiros dos 250 mil quilos de uva que serão distribuídos para degustação no Parque e nas oito apresentações do Desfile Cênico Musical. Nesta edição, devido à desativação da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), a uva ficará armazenada nas câmaras frias da Mercochem Agroindustrial.
A Festa Nacional da Uva 2012 será realizada entre os dias 16 de fevereiro a 4 de março. O evento tem patrocínio máster do Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Bradesco e Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, e patrocínio da Colombo, Cadence, Eletrobrás, Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Petrobrás, Randon, TIM e Unimed Nordeste.


Arquibancadas para o desfile começam a ser montadas

Quem passar pela Rua Sinimbu a partir desta sexta-feira, dia 27, vai perceber o início da montagem das arquibancadas para o Desfile Cênico Musical da Festa Nacional da Uva 2012. Localizadas em frente à Catedral Diocesana, na Praça Dante Alighieri, as duas arquibancadas terão capacidade para quase 2 mil pessoas, sendo 1.720 espectadores na Arquibancada 1 e 198 espectadores na Arquibancada 2.
Os assentos serão todos marcados e as arquibancadas cobertas. Os bilhetes já estão à venda somente pela internet. O desfile vai iniciar na Rua Andrade Neves e terminar na Praça Dante Alighieri, na Rua Sinimbu, esquina com a Dr. Montaury, com música e espetáculo cênico ao vivo com a Orquestra Municipal de Sopros, Coral Municipal, Cia. Municipal de Dança e artistas caxienses.
Informações no site www.festanacionaldauva.com.br ou 0800.541.1875
Datas dos desfiles
Dia 16 de fevereiro, quinta-feira de abertura da Festa
Dia 17 de fevereiro, sexta-feira de Carnaval
Dia 22 de fevereiro, quarta-feira
Dia 24 de fevereiro, sexta-feira
Dia 25 de fevereiro, sábado
Dia 29 de fevereiro, quarta-feira
Dia 2 de março, sexta-feira
Dia 3 de março, sábado
Ingresso Arquibancada 1 R$ 25,00 por pessoa
Ingresso Promocional Arquibancada 2 : R$15,00 por pessoa

Nenhum comentário: