quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vinhos brasileiros no Canadá

Campestre, Cave Geisse, Cordelier, Courmayeur, Dom Cândido, Don Guerino, Lidio Carraro, Miolo, Pizzato, Sanjo, Santo Emílio e Salton mostraram seus vinhos e espumantes para jornalistas, críticos, sommeliers e agentes canadenses em Toronto. Até o final do ano, as 12 vinícolas que participaram de uma degustação, segunda-feira, dia 27 de setembro, em Toronto, no Canadá, terão agentes para representá-las em um dos maiores mercados de vinho do mundo. A previsão é da gerente de Promoção Comercial do projeto Wines of Brasil (Wob), realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), após a degustação de vinhos e espumantes brasileiros promovida pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio do Itamaraty e do Consulado Geral do Brasil em Toronto, no restaurante Caju. O embaixador do Brasil em Toronto, Afonso Cardoso, esteve presente no evento.
Pela manhã, as vinícolas Campestre, Cave Geisse, Cordelier, Courmayeur, Dom Cândido, Don Guerino, Lidio Carraro, Miolo, Pizzato, Sanjo, Santo Emílio e Salton receberam jornalistas e críticos de vinhos, seguido de almoço harmonizando a culinária brasileira com os produtos verde-amarelos. O Caju é do chef Mario Cassini, considerado um dos melhores restaurantes brasileiro de Toronto. “O chef adorou os vinhos brasileiros, tanto que prometeu incluí-los na carta assim que os produtos cheguem na LCBO, a LiquorBoard de Ontário, província onde fica Toronto”, revela Andreia.
A LCBO é a LiquorBoard oficial da província de Ontário, uma espécie de monopólio governamental, que controla a importação, comercialização e distribuição de bebidas alcoólicas no Canadá. A LCBO é o maior comprador de bebidas alcoólicas do mundo, com 600 lojas, dona de 50% do mercado de bebidas alcoólicas da província de Ontário, cuja população é de 12,5 milhões de pessoas. “Para exportar ao Canadá, o primeiro passo é contar com um agente registrado na LiquorBoard da província com a qual se deseja trabalhar”, ensina a gerente de Promoção Comercial do Wob.À tarde, agentes, sommeliers e representantes da LCBO participaram da degustação de vinhos brasileiros. “Eles ficaram impressionados com o frescor e a cremosidade dos espumantes, além de elogiarem o estilo do vinho tinto brasileiro, com sabor da fruta, álcool moderado e bom equilíbrio”, conta Andreia. Quatro vinícolas verde-amarelas já exportam regularmente para o Canadá – Lidio Carraro, Pizzato, Miolo e Vinibrasil. “O evento foi tão bom que iremos repeti-lo no próximo ano, durante a realização do Sial Toronto”, anuncia Andreia.O Canadá faz parte dos oito mercados prioritários do projeto Wines of Brasil. Apesar do difícil acesso, por ser controlado por monopólios estatais de compra, venda e distribuição, o mercado canadense de vinho vem recebendo atenção especial das vinícolas brasileiras pela sua dimensão e potencialidade. Atualmente, o consumo per capita dos canadenses chega a 14,2 litros/ano, totalizando 350 milhões de litros – 70% importado de outros países.
A primeira ação efetiva do Wines of Brasil no Canadá foi em 2007, em parceria com a o MRE e a Embaixada do Brasil, com a realização de uma degustação em Toronto para representantes de trades e jornalistas especializados. Em 2008, o Wines of Brasil trouxe quatro jornalistas canadenses para participarem do Projeto Imagem, que apresenta os vinhos brasileiros em visitas técnicas e degustações promovidas no Vale dos Vinhedos, principal região vitivinícola do Brasil.
No ano passado, dois outros jornalistas especializados participaram do Projeto Imagem, dentro da programação da Fenavinho 2009. E este ano, mais um jornalista veio ao Brasil conhecer as regiões vitivinícolas de Santa Catarina e do RS. As vinícolas brasileiras também participaram da Sial Montreal do ano passado, com a promoção de um seminário, seguido de degustação e jantar para a imprensa em Montreal. “Acreditamos muito neste mercado e queremos reforçar nossa presença com os monopólios do Quebec (SAQ) e Ontário (LCBO), despertando o interesse em agentes para representar produtos brasileiros no Canadá”, explica Andreia. Juntas, Quebec e Ontário representam 70% do mercado de vinhos canadense.

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