terça-feira, 12 de outubro de 2010

Uma festa ainda mais nacional

A Fenavindima será bem na época da colheita. Foto Jean Carlo Dal´Alba


Quem ainda não teve a oportunidade de conhecer Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, agora tem muitos motivos para visitá-la. É que o maior produtor de vinhos do Brasil - 78 milhões de litros em 2010 - se prepara para a 12ª Festa Nacional da Vindima que acontecerá de 18 de fevereiro a 13 de março de 2011, no Parque da Vindima Eloy Kunz. No cardápio de atrações não poderia faltar comida colonial, alta gastronomia e, é claro, vinhos.
Os preparativos estão em ritmo acelerado. Para garantir um caráter ainda mais nacional, o evento passará por algumas mudanças. Uma delas é o novo layout dos estandes com um moderno roteiro de visitação. O objetivo é tornar a visitação muito mais agradável e ao mesmo tempo temática, integrando o visitante aos motivos da festa.
De acordo com a presidente Cristiane Passarin, a cultura será evidenciada. “Mais do que nunca estaremos personalizando nossa maior festa com nossos principais produtos: comida colonial, alta gastronomia e vinhos”, destaca. Cristiane adianta que a intenção é valorizar os talentos locais e regionais, mesclando atrações de outras localidades. Para isso, serão montados pequenos palcos no interior dos pavilhões com apresentações a cada momento. “O clima de festa estará presente em cada espaço da Festa Nacional da Vindima”, garante.
A comida colonial dividirá, harmoniosamente, espaço com a alta gastronomia. Isso porque além da comunidade preservar pratos típicos, a cidade também é sede da Escola de Gastronomia UCS-ICIF, que prepara profissionais de excelência na culinária e enologia. O visitante poderá conhecer o típico e original almoço de colônia com destaque para o prato oficial do município – o menarosto -, ou apreciar opções da alta gastronomia.
A cidade conta com 197 empresas vitivinícolas. Grande parte delas vem investindo constantemente na elaboração de vinhos finos, agregando valor ao produto. A qualidade dos vinhos e espumantes produzidos na cidade poderá ser degustada pelos visitantes, através da degustação oferecida pelas vinícolas expositoras.
A Festa Nacional da Vindima vestirá Flores da Cunha com elementos alusivos ao evento. Desde o pórtico de acesso ao município, passando pelas principais avenidas e praças, até chegar aos pontos turísticos, a cidade estará respirando a colheita. Personagens e cenários temáticos darão as boas vindas aos visitantes, que encontrarão na própria comunidade o espírito festivo do momento.
Uma das grandes atrações do evento são os desfiles alegóricos no centro da cidade, que prometem surpreender comunidade e visitantes. A história será contada com um enredo original, que homenageia a cultura italiana fazendo relação entre o início da imigração com os dias atuais. Esta evolução estará retratada com o auxílio de carros alegóricos. A originalidade e a interação com o público serão pontos altos da atração. Mas a grande novidade serão os desfiles noturnos. Os carros serão construídos pelas próprias comunidades, com o auxílio de artesãos locais e supervisionados por arquitetos.
Para trazer o Brasil ao evento, a divulgação será ampliada com ações nas principais capitais brasileiras. O contato direto com jornalistas de todo o Brasil já está sendo intensificado, assim como parcerias com agências de turismo de grandes centros. Hoje, por exemplo, a rainha Elisa Giani Toigo e as princesas Ariane Schiavenin e Duana Nesello, juntamente com a presidente do evento, Cristiane Passarin, estão em Porto Alegre em visitas aos veículos de comunicação.

Nenhum comentário: